Qual é a principal causa da pancreatite crônica?
Índice
- Qual é a principal causa da pancreatite crônica?
- Como saber se a pancreatite e aguda ou crônica?
- Quais os exames para diagnóstico de pancreatite?
- Que tipo de medicamentos podem provocar pancreatite aguda?
- Como podemos fazer o diagnóstico laboratorial diferencial da pancreatite aguda da pancreatite crônica?
- Quais são as complicações da pancreatite?
- Qual o melhor exame para detectar pancreatite?
- Quando ocorre a pancreatite?
- Quais são as causas de pancreatite aguda?
- Como tratar a pancreatite crônica?
- Qual o diagnóstico das pancreatites?
![Qual é a principal causa da pancreatite crônica?](https://i.ytimg.com/vi/DBbkKiXNs9w/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLDnmDZUK23hGepwLB5jt6nuwyGzZg)
Qual é a principal causa da pancreatite crônica?
A pancreatite crônica é uma inflamação do pâncreas de longa duração, resultante de uma deterioração irreversível da estrutura e da função pancreáticas. O consumo de álcool e de cigarros são as duas das principais causas de pancreatite crônica.
Como saber se a pancreatite e aguda ou crônica?
No caso da pancreatite crónica, o sintoma mais comum é a dor abdominal persistente. Podem ocorrer episódios de agravamento da dor em relação com períodos de agudização (pancreatite crónica agudizada). Na pancreatite crónica avançada surge a insuficiência pancreática.
Quais os exames para diagnóstico de pancreatite?
Exames laboratoriais: amilase, lipase, TGO e TGP, fosfatase alcalina, gama-gt, glicemia, cálcio, bilirrubinas totais e frações, ureia, creatinina, hemograma, PCR, gasometria arterial, sódio, potássio, albumina.
Que tipo de medicamentos podem provocar pancreatite aguda?
Existe uma classificação sobre medicamentos e associação com pancreatite que nós Gastroenterologistas podemos usar na prática (Badalov) que dentre os medicamentos mais implicados são: codeína, mesalazina, sinvastatina, furosemida, enalapril, metildopa, amiodarona, azatioprina, lamivudina, losartana etc.
Como podemos fazer o diagnóstico laboratorial diferencial da pancreatite aguda da pancreatite crônica?
Exames de imagem TC com contraste IV é o exame de imagem de escolha para fazer o diagnóstico da pancreatite aguda e avaliar as complicações locais. O exame é feito no início da doença se houver dúvidas sobre o diagnóstico de pancreatite aguda ou para excluir outras causas para os sintomas do paciente.
Quais são as complicações da pancreatite?
A pancreatite aguda grave pode causar desidratação e pressão baixa. O coração, pulmões ou rins podem falhar. Se o ocorrer hemorragia no pâncreas, o choque e até mesmo a morte podem se seguir.
Qual o melhor exame para detectar pancreatite?
A confirmação diagnóstica exige exame de imagem do pâncreas e a tomografia computadorizada é o melhor método de imagem para a visualização de pancreatite aguda moderada ou grave.
Quando ocorre a pancreatite?
- Pancreatite é o termo usado para descrever a inflamação do pâncreas, órgão localizado no abdômen e que faz parte dos sistemas endócrino e gastrointestinal. Quando a inflamação do pâncreas ocorre de modo súbito, ou seja, agudamente, estamos diante de uma pancreatite aguda.
Quais são as causas de pancreatite aguda?
- Outras causas menos comuns de pancreatite aguda incluem: Hipertrigliceridemia – a pancreatite pode ocorrer quando os níveis de triglicerídeos ficam muito elevados, ultrapassando a barreira dos 1000 mg/dl (leia: O QUE SÃO OS TRIGLICERÍDEOS?). Hipercalcemia – níveis elevados de cálcio sanguíneo também podem causar pancreatite aguda. .
Como tratar a pancreatite crônica?
- Pancreatite crônica. Inicialmente o tratamento também é clínico. Além do controle da dor, é preciso deixar o pâncreas em repouso, evitar alimentos gordurosos e adotar uma dieta à base de hidratos de carbono (como cereais, raízes, tubérculos e leguminosas).
Qual o diagnóstico das pancreatites?
- Exame clínico e levantamento do histórico do paciente, principalmente no que se refere ao uso de álcool, são dados importantes para o diagnóstico das pancreatites. Sua confirmação, porém, depende dos resultados dos exames de sangue, de raios X e de ultrassom abdominal.