O que é palpação enfermagem?
O que é palpação enfermagem?
Palpação (tato) Na palpação, o enfermeiro utiliza as mãos para identificar o que não é visível na inspeção. É com essa técnica que ele consegue identificar massas ou nódulos ao aplicar pressão em determinadas partes do corpo do paciente.
Quais os tipos de palpação e suas respectivas finalidades?
- Mãos em garra – para palpação de órgãos profundos; - Em forma de pinça – utilizando o polegar e o indicador; - Digitopressão: comprimir uma área corporal utilizando a polpa digital do indicador ou polegar; - Palpação bimanual – uma das mãos aproxima a estrutura que será examinada pela outra.
Quando a palpação é feita?
- Concentre-se nos pontos específicos. observe a cor, forma, textura, tamanho e movimentos. Registre qualquer detalhe anormal e os esperados. Geralmente, a palpação é feita logo após a inspeção, exceto no caso de exames abdominais ou durante o exame físico de bebês e crianças.
Como ajudar no aperfeiçoamento da enfermagem?
- E, para ajudar nesse aperfeiçoamento, chega ao mercado Exame Físico na Prática Clínica da Enfermagem (Elsevier), organizado pelas enfermeiras, professoras e pesquisadoras Eduarda Ribeiro dos Santos, Renata Ferreti-Rebustini e Maria de Fatima Correa Paula.
Quais são as técnicas de enfermagem?
- Em alguns hospitais e clínicas médicas, a equipe de enfermagem faz o pré-atendimento ao cliente ou paciente. A enfermeira utiliza quatro técnicas básicas para executar um exame físico: inspeção, palpação, percussão e ausculta. Inspeção: Requer o uso da visão, audição, tato e olfato.
Como fazer a palpação com os dedos?
- Coloque a outra mão sobre a mão que executa a palpação com os dedos, de modo a controlar e guiar os movimentos; No rechaço superficial, a pressão deve ser leve e rápida em cada quadrante do abdômen do paciente/cliente. Mantenha a mão sobre a pele para detectar o retorno dos tecidos;