Qual a diferença de responsabilidade solidária é subsidiária?
Índice
Qual a diferença de responsabilidade solidária é subsidiária?
“A responsabilidade solidária é aquela em que o credor, ele pode exigir de um ou de todos os devedores ao mesmo tempo a completude da obrigação devida, do débito devido. A responsabilidade subsidiária é aquela que o ordenamento jurídico impõe ao credor o respeito ao benefício de ordem dos devedores.
Quais as vantagens da obrigação solidária?
E como afirma Guillermo Borba " o efeito fundamental da obrigação solidária é o mesmo das obrigações indivisíveis, uma vez que a possibilidade de reclamar a totalidade de seu objeto não deriva da natureza da prestação, mas da vontade das partes ou da lei" (8).
Quando a obrigação e solidária?
Há solidariedade, quando na mesma obrigação concorre mais de um credor, ou mais de um devedor, cada um com direito, ou obrigado, à dívida toda. ... A obrigação solidária pode ser pura e simples para um dos co-credores ou co-devedores, e condicional, ou a prazo, ou pagável em lugar diferente, para o outro.
Quem é o devedor solidário?
- Provavelmente você nunca ouviu falar sobre esse termo, mais comum na literatura jurídica. Mas o devedor solidário é um avalista, ou seja, é aquela pessoa que se responsabiliza juridicamente por uma dívida que nem foi ela quem contraiu.
Quando existe uma responsabilidade solidária?
- Quando existe uma responsabilidade solidária, uma pessoa tem o direito de reclamar o pagamento de uma dívida ou o ressarcimento de um dano a qualquer um dos responsáveis ou inclusive a todos eles, sem que nenhum se possa recusar para evadir a sua responsabilidade.
Qual a pendência do devedor solidário?
- O devedor solidário não pode ter pendências cadastrais em seu CPF . É preciso, também, ter um imóvel em seu nome. Vale destacar que no caso dele ser casado em regime de comunhão de bens, o cônjuge também deve assinar o contrato.
Quais são os cuidados de um devedor solidário?
- Quais são os cuidados que um devedor solidário precisa ter? Avaliar um empréstimo ou financiamento de alguém, por mais próximo que essa pessoa seja, é de uma responsabilidade gigantesca, porque na verdade você estará correndo o risco de assumir uma dívida que nem é sua, em caso de inadimplência do devedor principal.