O que é a alienação fiduciária?
O que é a alienação fiduciária?
A alienação fiduciária é um tipo de garantia numa relação de negociação de compra de bens. ... Dessa forma, a alienação fiduciária significa “transferir algo com confiança”. Isso quer dizer que o devedor passa o bem ao credor, de forma com que ambos definam que o bem é a garantia de pagamento da dívida.
Qual o significado da alienação fiduciária?
- Em termos simples, alienação fiduciária significa “transferir algo com confiança”. É uma forma de garantia de pagamento configurada pela transferência da propriedade de um bem pelo devedor ao credor. “Confiança” vem do latim fiducia, daí o nome “alienação fiduciária”.
Como é utilizado o recurso de alienação fiduciária?
- Nessa hora, muitas pessoas recorrem à escritura de alienação fiduciária. O recurso tem sido utilizado como uma opção de crédito entre aqueles que não têm condições de pagar uma conta à vista.
Como funciona o contrato de alienação fiduciária?
- Sendo referente a imóveis, obviamente o contrato de alienação fiduciária deve ser levado a registro no cartório de imóveis respectivo, onde o bem em questão tem sua matrícula. Desdobramento da posse. Quando operada a alienação fiduciária, ocorre o que se chama desdobramento da posse.
Qual a possibilidade de alienação fiduciária de imóvel?
- Na prática, é possível que exista alienação fiduciária de imóvel através de um financiamento na caixa, bem como existe a possibilidade de pessoas físicas, através de um contrato registrado, realizarem a transferência de imóvel para garantir o pagamento de uma determinada dívida.