O que é a disfagia orofaríngea?
O que é a disfagia orofaríngea?
Disfagia Orofaríngea é a dificuldade de engolir, seja alimento, secreção e medicamento, considerando desde o momento de retirada do alimento do talher até a passagem desse alimento pela faringe.
Como descobrir a disfagia?
Existem dois exames indicados para o diagnóstico da disfagia: o exame de videonasofibroscopia da deglutição, realizado pelo otorrinolaringologista e a fonoaudióloga em conjunto, e o exame de videodeglutograma (exame por rádio imagem),” ressalta a doutora.
Quais os sintomas de quem tem disfagia?
Sinais e sintomas de disfagia
- Dificuldade de mastigar ou manter o alimento dentro da boca;
- Tempo prolongado para engolir;
- Necessidade de engolir várias vezes para o alimento, líquido ou saliva descer;
- Dor ao engolir/ Sensação de alimento parado na garganta;
- Escape de alimento pelo nariz durante a alimentação;
Qual o médico que trata disfagia?
- Se você não puder respirar devido à obstrução de alimentos, procure imediatamente ajuda de emergência. Além disso, especialistas médicos que tratam disfagia incluem um gastroenterologista, otorrinolaringologista, neurologista e fonoaudiólogo. Lembre-se que o melhor tratamento para disfagia dependerá da causa.
Quais são as orientações sobre cuidados com pacientes disfágicos?
- Seguem algumas orientações sobre cuidados com pacientes disfágicos: As condutas específicas variam de acordo com cada caso. As orientações básicas ao alimentar um paciente disfágico devem ser seguidas pela família e ou cuidador.
Qual a avaliação clínica da disfagia?
- Estável sob o ponto de vista médico e nutricional Avaliação clínica da deglutição Risco para Disfagia Negativo para Disfagia Realizar o videodeglutograma Disfagia moderada Disfagia severa TNO fase 2 TNE exclusiva Dieta de Consistência normal Reavaliar em 4 semanas Alimentos devem ser modificados Purês; Mingaus; Preparações liquidificadas;
Por que a disfagia é sinal ou sintoma?
- Embora a disfagia seja freqüentemente considerada um sinal ou sintoma, às vezes é uma condição por si só. Dificuldade em engolir é bastante comum entre os idosos, e pode levar à desidratação, pneumonia por aspiração, desnutrição e até a morte. A deglutição é um processo complexo que envolve vários nervos e músculos diferentes.