Qual o objetivo geral e específico da oxigenoterapia?
Qual o objetivo geral e específico da oxigenoterapia?
Ouça em voz altaPausarA oxigenoterapia refere-se à administração de oxigênio suplementar, com o objetivo de aumentar ou manter a saturação de oxigênio acima de 90%, corrigindo assim os danos causados pela hipoxemia. Devem ser realizados certos parâmetros utilizados para estudar o grau de oxigenação sanguínea.
Quando o paciente precisa de oxigenoterapia?
Ouça em voz altaPausar“O tratamento com oxigenoterapia é indicado às pessoas que, por algum motivo, ficam com a taxa de oxigênio baixa e precisam da complementação, que pode ser feita com um cilindro ou concentrador de oxigênio”, explica Clêdisson Souza, fisioterapeuta e especialista da CPAPS.
Quais são os principais tipos de oxigenoterapia?
- Desta forma, os principais tipos de oxigenoterapia podem ser: 1. Sistemas de baixo fluxo
Como funciona a oxigenoterapia?
- A oxigenoterapia consiste na administração de oxigênio em uma quantidade maior do que se encontra no ambiente normal e tem como objetivo garantir a oxigenação dos tecidos do corpo. Algumas condições podem levar à redução da oferta de oxigênio para os pulmões e tecidos, como ocorre na doença pulmonar obstrutiva crônica, conhecida como DPOC, ...
Qual a prescrição da oxigenoterapia?
- A oxigenoterapia exige prescrição médica, uma vez que o oxigénio é usado com função terapêutica, como se de um medicamento se tratasse. Por isso, é necessário ser doseado e prescrito adequadamente. As principais contra-indicações situam-se tanto no excesso como por defeito.
Como é feita a terapia de oxigênio?
- Esta terapia é feita em casa através de cateter nasal, colocado nas narinas, e o oxigênio é oferecido a partir de um cilindro, que é um recipiente de metal onde o oxigênio é armazenado e somente deve ser administrado a quantidade prescrita pelo médico.