O que é o gene p53 e qual a sua função?
Índice
- O que é o gene p53 e qual a sua função?
- São funções de p53?
- Qual a importância da proteína p53 na carcinogénese?
- O que são as proteínas rãs e p53 como uma mutação nos genes para essas proteínas contribui para o câncer?
- Por que p53 e RAS são proteínas tão relacionadas ao aparecimento de câncer?
- Qual a função da proteína p53?
- Quais são as mutações em p53?
- Por que a p53 é importante na prevenção de tumores?
- Quais são os domínios da p53?
O que é o gene p53 e qual a sua função?
p53 é um gene supressor tumoral, que codifica uma fosfoproteína nuclear que desempenha um papel importante no controle do ciclo celular, no reparo do DNA e na indução da apoptose.
São funções de p53?
Danos no DNA e outros sinais de estresse podem desencadear o aumento das proteínas p53, que têm três funções principais: parada do crescimento, reparo do DNA e apoptose (morte celular). A parada de crescimento interrompe a progressão do ciclo celular, impedindo a replicação do DNA danificado.
Qual a importância da proteína p53 na carcinogénese?
O gene p53, considerado como o “guardião do genoma”, é uma proteína que evita a propagação de células geneticamente defeituosas, dentre todos aqueles reconhecidamente envolvidos nos processos de carcinogênese, é o de maior importância, pois este sofre mutação em mais de 50% de todos os cânceres humanos.
O que são as proteínas rãs e p53 como uma mutação nos genes para essas proteínas contribui para o câncer?
A proteína p53 desempenha um papel central na resposta celular que inclui a parada do ciclo celular permitindo o reparo do dano no DNA, ou indução da morte celular. A perda da função dessa proteína pode levar à proliferação celular desordenada, aumento da sobrevida da célula e resistência às drogas quimioterápicas.
Por que p53 e RAS são proteínas tão relacionadas ao aparecimento de câncer?
Embora seja considerado um gene supressor de tumor, porque a maioria das mutações leva à perda de função, o p53 quando sofre alguns tipos de mutações pode exercer um efeito negativo dominante, ou seja, o produto do único alelo mutado interage e inativa o alelo normal, induzindo o câncer e atuando, portanto, como um ...
Qual a função da proteína p53?
- A proteína p53 é codificada pelo cromossoma 17, e tem esse nome em consequência do seu peso molecular ser de 53 Kda. Sua principal função é a manutenção da integridade do código genético, resultando na manutenção da mesma sequência de nucleotídeos ao longo de toda a molécula de DNA – molécula esta cuja estrutura deve ser constante em todas as ...
Quais são as mutações em p53?
- Ao contrário dos genes RB e APC (veja adiante), nos quais a maioria das mutações são do tipo sem sentido, 80% a 90% das alterações em p53 são mutações de sentido trocado. A proteína p53 é uma fosfoproteína composta por 393 aminoácidos. Consiste em quatro unidades (ou domínios): Um domínio que ativa fatores de transcrição.
Por que a p53 é importante na prevenção de tumores?
- A proteína p53 é importante na Medicina em, pelo menos, dois modos. Primeiro, a presença de mutações da proteína p53 em tumores, especialmente quando se refere à mama ou ao cólon, indica um câncer mais agressivo com menores perspectivas de sobrevivência. Em segundo lugar, a p53 é considerada importante na prevenção de tumores.
Quais são os domínios da p53?
- A proteína p53 é constituída por 393 aminoácidos na sua extensão, apresentando quatro regiões com funções distintas, chamadas domínios da proteína. O primeiro, chamado de domí- nio de transativação, está localizado na extremidade amino-ter- minal (N-terminal).