Como o pH pode interferir na absorção dos fármacos?
Como o pH pode interferir na absorção dos fármacos?
O pH é um elemento importante a ser controlado em preparações líquidas, pois impacta diretamente na solubilidade de fármacos e, consequentemente, na estabilidade e posterior absorção. Em preparações orais líquidas, o pH inadequado pode provocar perdas de teor e da atividade terapêutica.
Quais são as propriedades químicas de fármacos?
- Propriedades Físico-químicas de fármacos Ionização Lipofilicidade Interações de hidrogênio Tamanho molecular Ligações rotacionáveis Propriedades físicas Regra de Lipinski O paradigma do desenho de fármacos Visão geral
Como se difundem os fármacos?
- Os fármacos se difundem através da membrana celular de uma região de alta concentração (p. ex., líquidos gastrintestinais) para outra de baixa concentração (p. ex., sangue).
Qual a absorção do fármaco?
- A absorção do fármaco é determinada pelas propriedades físico-químicas, pela formulação e pela via de administração do fármaco.
Qual a constante de ionização de um fármaco?
- A constante de ionização de um fármaco é capaz de expressar a contribuição percentual relativa das espécies ionizadas (BH+ ou A-) e não ionizadas (B ou AH), dependendo de sua natureza química e do pH do meio.