O que é paciente ASA?
O que é paciente ASA?
A classificação de estado físico ASA (Sociedade Americana de Anestesiologistas) é uma ferramenta importante para a avaliação pré-anestésica do paciente. Assim, é utilizada em diversos estudos por possuir estreita relação com a morbidade e a mortalidade anestésica.
O que é ASA IV?
ASA IV assinala patologia grave e incapacitante. ASA V é usado para identificar um paciente que, provavelmente, não sobreviverá por mais de 24 horas sem que a cirurgia seja realizada. ASA VI indica a operação para uma pessoa que teve morte encefálica, e terá os órgãos retirados para doação.
Quais são os indivíduos classificados como Asa?
- Um exemplo são os indivíduos classificados como ASA I, que não apresentam sintomas nem histórico de doenças crônicas ou graves, e irão realizar procedimentos leves. Nesses casos, a anamnese e avaliação clínica são suficientes antes da operação.
Como o médico anestesiologista entrevista o paciente?
- Neste questionário, o médico anestesiologista entrevistará o paciente para solicitar sobre suas condições físicas, psicológicas, bem como conhecer todas as informações de interesse clínico sobre o paciente: Uso de medicamentos e obtenção de informações do nome e dose diária;
Quais são os riscos relacionados ao paciente?
- Os riscos relacionados ao paciente incluem a sua idade, estado geral de saúde, obesidade, tabagismo, alcoolismo, medicamentos utilizados e doenças associadas. Em pacientes com mais de 70 anos, é preciso avaliar quais cirurgias realmente são necessárias, pois há maior risco de complicações.
Qual o nível de AAS nas 24 horas que antecedem a cirurgia?
- O importante é não haver nível significativo de AAS no sangue nas 24 horas que antecedem a cirurgia, pois este é o período para que sejam geradas cerca de 50000 plaquetas, número que garante uma coagulação satisfatória.