O que é pH em um aquário?
Índice
- O que é pH em um aquário?
- O que altera o pH do aquário?
- Como medir o pH de aquário?
- Como baixar o pH do aquário naturalmente?
- Qual o pH para peixe?
- Como deixar o pH mais ácido no aquário?
- Como o pH varia no aquário?
- Qual o pH dos aquários de água doce?
- Qual o pH dos aquários marinhos?
- Como fazer o teste de pH de aquário?
O que é pH em um aquário?
O pH da água do aquário se refere à acidez, neutralidade ou alcalinidade do ambiente onde os peixes e demais organismos vivem. Esse é um dos fatores mais importantes para os adeptos do aquarismo e também é uma das maiores dúvidas dos iniciantes na prática.
O que altera o pH do aquário?
A decomposição da comida e das necessidades dos peixes pode gerar uma substância conhecida como nitrato. Por sua vez, o nitrato é um ácido e, quando é liberado em excesso, modifica a acidez da água e prejudica a qualidade de vida dos peixes.
Como medir o pH de aquário?
Como é feito o teste: em lojas especializadas, como a Petz, é possível encontrar um medidor de pH e cloro. Com ele, basta colocar um pouco da água do aquário em um tubo de ensaio, adicionar o reagente de pH e esperar. O resultado é mostrado por meio da colorimetria. Caso seja necessário corrigir, utilize um corretivo.
Como baixar o pH do aquário naturalmente?
Outra opção é ferver o tronco na água por cinco a dez minutos para esterilizá-lo e não colorir a água. Depois de fervê-lo ou deixá-lo de olho, coloque-o no aquário e deixe ficar lá naturalmente. O objeto pode ficar no tanque por vários anos para diminuir o pH.
Qual o pH para peixe?
A faixa de tolerância de pH para os peixes está compreendida entre 4.0 e 9.0, enquanto o índice ideal entre 6.5 e 8.0 (Wurts e Durborow, 1992).
Como deixar o pH mais ácido no aquário?
Você pode comprar pellets ou pedaços de musgo de turfa e colocá-los em seu filtro. Ele liberará ácidos tânicos e gálicos em seu aquário, o que atacará os bicarbonatos na água, reduzindo sua dureza e pH.
Como o pH varia no aquário?
- Como já foi dito aqui e no outro texto, o pH é de extrema importância devido à sua influência no metabolismos dos seres vivos aquáticos, então vamos entender como o pH varia no aquário em função de uma série de fatores.
Qual o pH dos aquários de água doce?
- Os aquários de água doce possuem pH que variam desde os 5,5 em alguns aquários de discos selvagens até os 9,2 em alguns aquários de ciclídeos africanos do Lago Tanganyika e precisam ficar adequados para o bem estar dos moradores do aquário.
Qual o pH dos aquários marinhos?
- Nos aquários marinhos a preocupação com o pH é baixa já que ele varia muito pouco, numa faixa média de 8,1 a 8,5 devido à alta reserva alcalina da água salgada. Fizemos anteriormente um texto explicando a importância do teste de pH que pode ser lido clicando aqui!
Como fazer o teste de pH de aquário?
- Como fazer o teste de PH de aquário? Com o avanço da tecnologia nas lojas de aquarismo e pet shops, fazer o teste de PH de aquário ficou mais simples e eficiente. Assim, basta adquirir kits prontos: existem alguns que são com fitas de papel sensíveis e outros funcionam até mesmo de forma eletrônica. Porém, o mais usado é o de tiras de papel.