Como calcular um pêndulo simples?
Índice
- Como calcular um pêndulo simples?
- Como calcular MHS?
- Como calcular a elongação da mola?
- O que é o movimento harmônico simples?
- Como calcular a aceleração de um pêndulo simples?
- Como medir a oscilação de um pêndulo?
- Como calcular o valor da fase inicial no MHS?
- Como calcular o coeficiente elástico?
- Qual a fórmula da força elástica?
- Como calcular a força elástica da mola?
- Quais são as fórmulas do movimento harmônico simples?
- Como calcular a velocidade de um movimento harmônico?
- Por que o movimento harmônico é chamado de periódico?
- Qual a posição do corpo que desenvolve um movimento harmônico?

Como calcular um pêndulo simples?
Período do pêndulo T é o período, em segundos (s). L é o comprimento do fio, em metros (m). g é a aceleração da gravidade, em (m/s2). Através do período, pode-se conhecer o menor intervalo de tempo para que o movimento ocorra e essa fórmula deve ser utilizada em pequenas oscilações, quando o ângulo é menor que 10º.
Como calcular MHS?
Movimento Harmômico Simples (MHS)
- Seja F = – kx e k = mw2 , como w =
- Encontramos que onde m é a massa do corpo e k é a constante elástica da mola.
Como calcular a elongação da mola?
A deformação ou elongação é a medida da variação do comprimento da mola. Nesse sentido, pode ser calculada pela diferença entre o comprimento final e o comprimento inicial da mola.
O que é o movimento harmônico simples?
O movimento harmônico simples (MHS) é aquele em que um corpo oscila em torno de uma posição de equilíbrio devido à ação de uma força restauradora, cuja natureza pode ser elástica, gravitacional, elétrica, entre outras.
Como calcular a aceleração de um pêndulo simples?
Deixe o pêndulo oscilar, anotando o tempo necessário para que ele o faça 10 vezes. Dividindo-se este tempo por 10, temos o período de oscilação do pêndulo. Repita a experiência com uma linha maior. Depois calcule o valor da aceleração da gravidade de acordo com a fórmula acima.
Como medir a oscilação de um pêndulo?
A fim de medir o período de oscilação do pêndulo, deslocamos de um certo ângulo o ponto material que o compõem e medimos o tempo que esse ponto leva para retornar ao mesmo ângulo deslocado inicialmente. Para medir esse tempo, utilizaremos um cronômetro cuja resolução, ou seja, a menor unidade de medida, é 0,01 s.
Como calcular o valor da fase inicial no MHS?
Para resolvermos o exercício, basta que o relacionemos com a estrutura da equação horária do MHS. Observe: Ao compararmos as duas equações, percebemos que a amplitude é igual a 0,5 m, a frequência angular é igual a 2π rad/s e a fase inicial é igual a π rad.
Como calcular o coeficiente elástico?
Força elástica: fórmula A fórmula para calcular a força elástica é Fe = k x X, em que: Fe — força elástica, dada em newtons; k — constante elástica do corpo, dada em newtons/metro; X — deformação percebida no corpo após a aplicação da Fe, dada em metros.
Qual a fórmula da força elástica?
A fórmula para calcular a força elástica é Fe = k x X, em que: Fe — força elástica, dada em newtons; k — constante elástica do corpo, dada em newtons/metro; X — deformação percebida no corpo após a aplicação da Fe, dada em metros.
Como calcular a força elástica da mola?
Para calcular a força elástica, utilizamos uma fórmula elaborada pelo cientista inglês Robert Hooke (1635-1703), chamada de Lei de Hooke:
- F = K . ...
- F: força aplicada no corpo elástico (N) ...
- Uma mola apresenta uma das extremidades fixadas a um suporte.
Quais são as fórmulas do movimento harmônico simples?
- Fórmulas do movimento harmônico simples. As fórmulas mais importantes do movimento harmônico simples são as equações horárias da posição, velocidade e aceleração. Essas equações nos permitem determinar a posição, a velocidade ou a aceleraçã o de um móvel em MHS em determinado instante de tempo. Nas fórmulas acima, a amplitude (A) ...
Como calcular a velocidade de um movimento harmônico?
- A fórmula que relaciona a velocidade da partícula que desenvolve um movimento harmônico simples é mostrada abaixo. Ressalta-se que, para se obter a máxima velocidade nesse tipo de movimento, o seno, do qual a função da velocidade depende, deve ter seu valor igual a -1; dessa maneira, basta fazer a multiplicação a seguir.
Por que o movimento harmônico é chamado de periódico?
- OSCILAÇÕES: Movimento Harmônico Simples - M. H. S. Todo movimento que se repete em intervelos de tempo iguais é chamado de periódico.
Qual a posição do corpo que desenvolve um movimento harmônico?
- Esta equação é usada para calcular a posição do corpo que desenvolve um movimento harmônico simples: x(t) – posição em função do tempo (m) A – amplitude (m)