adplus-dvertising

O que determina o valor do condomínio?

Índice

O que determina o valor do condomínio?

O que determina o valor do condomínio?

Valor de condomínio é definido pelo número de apartamentos e funcionários, diz pesquisa. ... Além disso, na maioria dos prédios, o valor global das despesas é dividido pelo total de apartamentos. Assim, um prédio com despesa mensal de R$ 40 mil e apenas 32 apartamentos terá cota mensal de R$ 1.250 por morador.

Qual o índice de correção para condomínio?

Em via de regra, com base no Art. 1.336, § 1º do código civil, o débito condominial é aplicado com juros moratórios de 1% ao mês e multa de 2% sobre o valor do débito, quando não houver outra base de aplicação estabelecido em convenção.

Quem mora em condomínio paga água e luz?

Quem paga condomínio paga água e luz? Depende do que estiver disposto no contrato, se for o caso de locação. Atualmente, com o advento de plataformas como AirBNB, está cada vez mais comum o aluguel de apartamentos que já incluem todas as despesas, inclusive água, luz, internet, etc.

Quando posso cobrar correção monetária?

Entendeu que os juros moratórios de 12% ao ano e a correção monetária deverão incidir no período considerado entre a data de vencimento de cada nota fiscal (5º dia útil posterior à data de sua apresentação) e a data dos efetivos pagamentos realizados em atraso pela municipalidade.

Pode cobrar juros multa e correção monetária?

As taxas podem ser substituídas pela comissão de permanência. Ela pode equivaler, no máximo, à taxa de juros estipulada em contrato para o período de pagamento regular e não poderá ser acrescida a nenhuma outra cobrança (correção monetária, multa ou juros de mora).

Como calcular o valor de condomínio?

  • A seguir, entenda como é feito o cálculo do valor de condomínio com base em uma taxa fixa: Faça uma projeção desse valor para 12 meses. Ou seja, calcule o quanto você gastará durante um ano. Utilize um índice de inflação para ajustar esse valor, já que os custos aumentarão no futuro.

Como é cobrada a taxa do condomínio?

  • A taxa do condomínio pode ser cobrada de duas formas: rateio ou taxa fixa. A taxa de rateio é a mais comum, pois é calculada a partir das despesas ordinárias do mês anterior. Estas geralmente são: luz, água, gás, pagamento de funcionários, compra de material de limpeza, portaria, entre outros.

Como estabelecer a taxa do condomínio?

  • O valor individual vai, então, para aprovação em assembleia, no primeiro semestre. Outra possibilidade de estabelecer a taxa do condomínio é definir pela fração ideal. Esse cálculo define que o valor da taxa é diretamente proporcional ao tamanho da unidade, pois entende-se que quanto maior o imóvel, maiores serão os gastos.

Como Pagar a taxa condominial?

  • Cada unidade precisa pagar a sua parte da taxa condominial, fazendo assim o rateio dos gastos do condomínio, como: Pagar obras e manutenções periódicas nas áreas comuns do condomínio.

Postagens relacionadas: