O que é otite externa aguda?
O que é otite externa aguda?
A otite externa aguda é uma inflamação do conduto auditivo externo que pode atingir também o pavilhão auricular e a membrana timpânica e que geralmente tem início agudo.
Quais as bactérias que causam otite externa?
- Das bactérias que normalmente habitam o ouvido, o Staphylococcus aureus é aquela que mais causa otite, principalmente se houver uma ferida na pele do canal do ouvido. A otite externa costuma surgir quando algum desses sistemas de proteção citados acima é quebrado. Exposição à água é um fator de risco bem documentado para otite externa.
Qual a causa da otite aguda?
- A otite aguda ou de repetição também pode ser causada por vírus ou bactérias. Embora possa se desenvolver em pessoas de todas as idades, ela é mais comum em crianças de até três anos, tendo em vista que as estruturas do ouvido médio são imaturas e, portanto, estão em fase de desenvolvimento.
Quando se forma a otite externa?
- A otite externa se forma quando a infecção atinge o ouvido externo e alcança o pavilhão auricular (orelha), e a porção mais externa do tímpano. Esse tipo de otite se desenvolve por conta das bactérias que invadem a profundidade da pele ou devido ao acúmulo de umidade no ouvido interno, o que estimula o surgimento de fungos.
Qual a causa da otite externa maligna?
- A otite externa maligna é uma osteomielite grave (geralmente causada por Pseudomonas) do osso temporal que costuma acometer idosos, diabéticos e pacientes imunocomprometidos. Otite externa difusa aguda costuma ser provocada por bactérias como Pseudomonas aeruginosa, Proteus vulgaris, Staphylococcus aureus ou Escherichia coli.