O que é osteófitos marginais na coluna lombar?
O que é osteófitos marginais na coluna lombar?
Na tentativa de estabilizar e fusionar este nível doente da coluna o corpo humano faz crescer osso. Assim ocorre a formação óssea nas bordas articulares, à frente e/ou para ao lado do disco intervertebral. Esse novo osso é o osteófito marginal, comumente chamado de bico de papagaio.
O que é osteofitose na lombar?
O bico de papagaio, como é popularmente conhecida a osteofitose, é caracterizado pelo crescimento anormal de uma saliência óssea (osteófito) em torno das vértebras.
Quais são os tratamentos da osteofitose?
- Fazem parte do tratamento da osteofitose medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, atividade física e fisioterapia, com terapias que trabalhem a musculatura da coluna. A cirurgia só é indicada nos casos mais graves.
Qual o esporão ósseo na coluna vertebral?
- A presença de um esporão ósseo (ou mais de um), na coluna vertebral – seja na altura do pescoço ou das costas- não é um diagnóstico incomum nos exames de imagem solicitados por ortopedistas.
Como ocorre o aparecimento de osteófitos?
- Devido à ação da gravidade, surgiram algumas complicações decorrentes dessa postura; entre elas, o aparecimento de osteófitos. Com o desgaste da articulação vertebral (degeneração do disco intervertebral), acontece a instabilidade do segmento da coluna, e assim micromovimentação de forma anormal.
Qual a diferença entre osteófitos e artrite reumatóide?
- Na osteoartrite, osteófitos são comumente vistos no DIP e PIP e raramente visto no MCP. Em contraste, pacientes com artrite reumatóide geralmente apresentam crescimento ósseo no PIP e MCP, mas raramente no DIP.