adplus-dvertising

Qual a diferença entre otite externa aguda e otite média?

Índice

Qual a diferença entre otite externa aguda e otite média?

Qual a diferença entre otite externa aguda e otite média?

A função da orelha média é, basicamente, conduzir as ondas sonoras captadas pelo pavilhão auricular até a membrana. As otites externas geralmente são causadas por bactérias encontradas nas próprias mãos das pessoas, que, ao coçar as orelhas, podem contaminá-las. Podem estar também na pele do pavilhão auricular.

O que é otite externa difusa aguda?

A Otite Externa Difusa Aguda, consiste na infecção aguda do revestimento cutâneo e tecidos subcutâneos do conduto auditivo externo, de etiologia bacteriana1,2. As bactérias mais freqüentemente envolvidas são a Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Proteus sp.

O que pode causar otite externa?

Otite externa difusa aguda costuma ser provocada por bactérias como Pseudomonas aeruginosa, Proteus vulgaris, Staphylococcus aureus ou Escherichia coli. A otite externa fúngica (otomicose), tipicamente causada por Aspergillus niger ou Candida albicans, é menos comum.

Qual a diferença de otite externa e interna?

Pense em resfriados, gripes, nariz congestionado e com acúmulo de secreção. Esse é o cenário mais propício para a evolução de uma otite média aguda, que é diferente da otite externa. Enquanto essa última é uma infecção no canal, a média é uma infecção na orelha média, que fica atrás do tímpano.

Qual a causa da otite aguda?

  • A otite aguda ou de repetição também pode ser causada por vírus ou bactérias. Embora possa se desenvolver em pessoas de todas as idades, ela é mais comum em crianças de até três anos, tendo em vista que as estruturas do ouvido médio são imaturas e, portanto, estão em fase de desenvolvimento.

Quando se forma a otite externa?

  • A otite externa se forma quando a infecção atinge o ouvido externo e alcança o pavilhão auricular (orelha), e a porção mais externa do tímpano. Esse tipo de otite se desenvolve por conta das bactérias que invadem a profundidade da pele ou devido ao acúmulo de umidade no ouvido interno, o que estimula o surgimento de fungos.

Qual a maior incidência de otite média aguda?

  • A maior incidência de otite média aguda ocorre no bebé entre os seis meses e um ano e meio de idade, diminuindo progressivamente com a idade. O primeiro episódio de otite média aguda surge frequentemente no primeiro ano de idade, sendo que até aos 3 anos de idade mais de metade das crianças já teve pelo menos um episódio infecioso.

Como Prevenir a otite média aguda?

  • Após a introdução da vacina contra o Haemophilus tipo B (associado a doença mais grave 25% com meningite e bacteriémia), as otites médias agudas por Haemophilus devem-se a estirpes não tipáveis. A etiologia vírica da otite média aguda está muito frequentemente associada à infeção viral ou vírica das vias aéreas superiores.

Postagens relacionadas: