adplus-dvertising

O que significa ocidentalismo e Orientalismo?

Índice

O que significa ocidentalismo e Orientalismo?

O que significa ocidentalismo e Orientalismo?

15 02h00. Edward Said definiu o "orientalismo" como o empreendimento de construção de um Oriente (árabe-muçulmano) imaginário por intelectuais ocidentais. ... Hoje, ironicamente, o "orientalismo" ganha uma imagem espelhada no "ocidentalismo", que também é obra de intelectuais ocidentais.

O que se entende por Orientalismo?

Na história, o Orientalismo é um termo polissêmico utilizado tanto para definir os estudos orientais - ou seja, o estudo das civilizações orientais históricas e atuais, especialmente do Oriente Médio e, em menor medida do Extremo Oriente - como para designar a representação, imitação ou mistificação, segundo uma visão ...

Qual o significado do termo orientalismo?

  • Orientalismo é um termo polissêmico utilizado tanto para definir os estudos orientais - ou seja, o estudo das civilizações orientais atuais ou históricas, especialmente do Oriente Médio e, em menor medida, do Extremo Oriente - como para designar a representação, imitação ou mistificação, segundo uma visão eurocêntrica, de ...

Qual é o alcance do orientalismo?

  • Ao tratar do alcance do orientalismo, Said faz referência a dois políticos ingleses: Balfour e Cromer. No princípio do século XX, o britânico Arthur James Balfour proferiu um discurso na Câmara dos Comuns sobre os problemas no Egito.

Qual a origem da ocidentalização?

  • Ocidentalização é um processo através do qual sociedades não-ocidentais recaem sob a influência da cultura ocidental em questões tais como indústria, tecnologia, lei, política, economia, estilo de vida, dieta, língua, religião ou valores ocidentais.

Como o orientalismo foi submetido ao imperialismo?

  • “O Orientalismo foi submetido ao imperialismo, ao positivismo, ao utopismo, ao estoicismo, ao darwinismo, ao racismo, ao freudianismo, ao marxismo, ao spenglerismo. Mas o Orientalismo, como muitas da ciências naturais e sociais, tem ?paradigmas? de pesquisa, suas próprias sociedades eruditas, seu próprio establishiment.”

Postagens relacionadas: