O que o Procambio origina?
Índice
- O que o Procambio origina?
- Como se origina a protoderme?
- Qual a origem dos meristemas?
- O que são células Meristemáticas e qual sua função na formação dos tecidos?
- Quais estruturas que os meristemas primários dão origem?
- Qual tecido Meristemático origina floema é xilema secundários?
- Como são classificados os meristemas?
- O que é um meristema apical e qual é a sua composição?

O que o Procambio origina?
É um tecido vegetal (meristema primário) constituído pelo meristema apical dos caules e das raízes. É constituído por células largas, dispostas paralelamente relativamente ao eixo da planta. O procâmbio origina posteriormente o tecido vascular.
Como se origina a protoderme?
A protoderme é o meristema que origina a epiderme. Já o meristema fundamental origina o parênquima, o colênquima e o esclerênquima. O procâmbio é responsável pela formação dos tecidos vasculares primários, ou seja, o xilema e o floema.
Qual a origem dos meristemas?
O meristema primário é um tipo de tecido meristemático cuja origem é embrionária. Suas células estão presentes desde a formação do embrião da planta, formando os tecidos primários e toda estrutura primária do vegetal.
O que são células Meristemáticas e qual sua função na formação dos tecidos?
Os tecidos meristemáticos são tecidos de origem embrionária, constituídos por agrupamentos de células com capacidade de sucessivas divisões e diferenciação, formando toda a diversidade de tecidos que formam um vegetal. Em conseqüência a essa característica, pode ser também denominado de tecido de formação.
Quais estruturas que os meristemas primários dão origem?
Tipos de meristemas primários Caulinares – Camada que segue a camada radicular, que dá origem ao xilema e ao floema primários. Meristema basal – Dá origem a medula e ao câmbio cortical, que dá origem ao córtex, que por sua vez é o que transforma as plantas em árvores.
Qual tecido Meristemático origina floema é xilema secundários?
O tecido meristemático secundário promove o crescimento em espessura da planta (crescimento secundário). Os tecidos meristemáticos secundários são: o câmbio e o felogênio. O câmbio origina o xilema e floema secundários. O felogênio origina o súber e a feloderme.
Como são classificados os meristemas?
Meristemas primários: são aqueles que estão presentes na planta desde o embrião. Meristemas secundários: são aqueles que se formam a partir de tecidos primários já diferenciados e são responsáveis por originar tecidos secundários.
O que é um meristema apical e qual é a sua composição?
O meristema apical é caracterizado por um promeristema contendo células meristemáticas iniciais e suas derivadas imediatas (que não se diferenciam) e uma porção inferior formada pela atividade dessas células, representada pelos tecidos meristemáticos primários: protoderme, meristema fundamental e procâmbio.