O que é ensino de técnicas para orientação e mobilidade?
Índice
- O que é ensino de técnicas para orientação e mobilidade?
- Como é feita a orientação para mobilidade de pessoas com deficiência visual?
- Quais os benefícios de se desenvolver a orientação é a mobilidade em pessoas com deficiência visual?
- Quais as técnicas utilizadas em orientação e mobilidade?
- Que nome é dado à modalidade de orientação que atende pessoas com a mobilidade reduzida?
- Qual a componente mais importante na reabilitação do deficiente visual?
- Qual a sua capacidade de mobilidade e de orientação?
- Como é o trabalho de orientação e mobilidade?

O que é ensino de técnicas para orientação e mobilidade?
Orientação e Mobilidade é a área da educação especial voltada a educação e a reabilitação de portadores de deficiência visual, sejam por problemas congênitos ou adquiridos.
Como é feita a orientação para mobilidade de pessoas com deficiência visual?
Na orientação existem referenciais que facilitam a mobilidade da pessoa deficiente visual: pontos de referência, pistas, medição, pontos cardeais, auto-familiarização e "leitura de rotas".
Quais os benefícios de se desenvolver a orientação é a mobilidade em pessoas com deficiência visual?
A orientação e mobilidade proporcionam ao deficiente visual, autonomia na locomoção, autoconfiança, aumento da autoestima e independência, elementos estes facilitadores na sua integração social (BRASIL, 2006). Esta é fundamental para o deslocamento no ambiente, é essencial para o desenvolvimento integral da criança.
Quais as técnicas utilizadas em orientação e mobilidade?
As estratégias e recursos mais utilizados na Orientação e Mobilidade são o guia-humano, a auto-proteção, a bengala e o cão-guia.
Que nome é dado à modalidade de orientação que atende pessoas com a mobilidade reduzida?
A Pessoa com Mobilidade Reduzida (PMR) é definida como aquela que tenha dificuldade de movimentação. A Pessoa com Mobilidade Reduzida (PMR) é definida como aquela que tenha dificuldade de movimentação. Gerando, assim, redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção.
Qual a componente mais importante na reabilitação do deficiente visual?
- A "orientação e mobilidade" é, certamente, o componente mais importante no processo de reabilitação e integração do deficiente visual.
Qual a sua capacidade de mobilidade e de orientação?
- Esta capacidade de mobilidade e de orientação é conseguida recorrendo a uma aprendizagem muito específica que tem como objectivo fazer com que o cego use todos os seus outros sentidos de uma forma coordenada e constante que o levam a saber onde está, por onde deve ir e como reconhecer os vários locais.
Como é o trabalho de orientação e mobilidade?
- O trabalho de orientação e mobilidade é desenvolvido a partir dos sentidos saudáveis e conta com os recursos externos disponíveis como a bengala, o cão guia e o Braille. São considerados os níveis de conhecimento do cego, o que ele consegue perceber, sua idade, seus reflexos e seu desenvolvimento.