Qual é a base de cálculo do ITCD?

Qual é a base de cálculo do ITCD?
Calcular o ITCMD é bem simples: basta multiplicar o valor venal do bem ou direito pela alíquota correspondente. O valor venal é estipulado pelo próprio governo e não deve ser confundido com o preço de mercado.
Como é feito o cálculo do ITCD RS?
A base de cálculo do ITCD é o valor venal dos bens ou direitos transmitidos, expresso em moeda nacional. A alíquota única é de 4% (quatro por cento) para qualquer transmissão.
Qual valor do ITCD no RS?
As novas regras do ITCD estabelecem uma faixa de isenção de 2.000 UPF's, equivalente a R$ 34.288,20, para o quinhão de cada herdeiro nos casos de herança. Já as doações estimadas em até 10.000 UPF's, R$ 171.441,00, a incidência do imposto foi reduzida para 3%.
Quanto é o ITCD no RS?
Aprovada pela Assembleia Legislativa ainda no mês de setembro entre as medidas do Ajuste Fiscal, a lei estabelece índices progressivos de até 6% sobre a transmissão de bens por herança (móveis, título, créditos, ações e quotas de empresas) e duas faixas para os casos de doação, de 3% e 4%.
O que é o imposto ITCD?
O ITCMD - Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos - incide sobre a transmissão de bens móveis e imóveis, havidos em decorrência de herança ou doação a partir de 01.
Qual a base de cálculo do ITCMD?
- A base de cálculo do ITCMD está definida na Lei 10.705/2000 como o valor venal dos bens, assim entendido como o valor de mercado. O valor venal do imóvel é aquele pelo qual ele será transacionado em uma situação de compra e venda no mercado.
Quem são os contribuintes do ITCD?
- ITCD podem ser encontradas no portal da Sefaz/MT. 7. Quem são os contribuintes do ITCD? São contribuintes do imposto: I - na transmissão "causa mortis": o herdeiro ou o legatário; II - no fideicomisso: o fiduciário; III - na doação: o donatário; IV- na cessão de herança ou de bem ou direito a título não oneroso: o
Como é calculado o valor do ITCD nos casos de doação?
- Como é calculado o valor a ser pago de ITCD nos casos de doação? As alíquotas do imposto são as fixadas de acordo com as diferentes faixas de escalonamento da base de cálculo atribuída por fato gerador dos bens transmitidos por doação, constantes da tabela abaixo:
Qual é a base legal do ITCD?
- São como exemplos: ação, quota, participação civil ou comercial, debênture, direito e crédito de qualquer natureza, dinheiro, haver monetário em moeda nacional e títulos que o represente, depósito bancário, aplicação financeira, direitos autorais e outros. 5. Qual é a base legal do ITCD?