adplus-dvertising

O que é orientação de objeto?

Índice

O que é orientação de objeto?

O que é orientação de objeto?

A orientação a objetos, também conhecida como Programação Orientada a Objetos (POO) ou Object-Oriented Programming (OOP) é um paradigma de análise, projeto e programação de sistemas de software baseado na composição e interação entre diversas unidades de software chamadas de objetos.

Como funciona um programa orientado a objeto?

A programação orientada a objetos tem o propósito principal de aproximar o mundo lógico da programação e o mundo em que vivemos. À vista disso, ela parte do princípio de que tudo é objeto — isso mesmo, tudo o que existe são os objetos. No entanto, eles necessitam ser criados (tal qual no mundo real).

Por que orientação a objetos?

Usamos a orientação a objetos para nos basear na vida real e resolver problemas de software, ou pelo menos tentamos. Ela acaba sendo uma base inclusive para outros paradigmas.

Quais as vantagens de se programar orientado a objetos?

Vantagens de utilizar a POO – Programação Orientada a Objetos

  • Primeira – Todo software orientado a objeto é confiável (ao alterar uma parte nenhuma outra é afetada)
  • Segunda – O software orientado a objeto é oportuno (ao dividir tudo em partes, várias delas podem ser desenvolvidas em paralelo)

Qual o conceito de programação orientada a objetos?

  • Programação orientada a objetos ( POO, ou OOP segundo as suas siglas em inglês) é um paradigma de programação baseado no conceito de " objetos ", que podem conter dados na forma de campos, também conhecidos como atributos, e códigos, na forma de procedimentos, também conhecidos como métodos.

Quais são as características de orientação a objetos?

  • As características de orientação a objetos foram agregadas a muitas linguagens existentes durante esse tempo, incluindo Ada, BASIC, Lisp mais Pascal, entre outros.

Qual a linguagem de orientação a objetos?

  • Estruturada x Orientação a Objetos A linguagem C é a principal representante da programação estruturada. Se trata de uma linguagem considerada de baixo nível, que atualmente não é utilizada para projetos muito grandes.

Como usar a programação estruturada?

  • Quando começamos a utilizar linguagens como Java, C#, Python e outras que possibilitam o paradigma orientado a objetos, é comum errarmos e aplicarmos a programação estruturada achando que estamos usando recursos da orientação a objetos. Na programação estruturada, um programa é composto por três tipos básicos de estruturas:

Postagens relacionadas: