Porque o ordenamento jurídico é um sistema?
Índice
- Porque o ordenamento jurídico é um sistema?
- Quais as espécies de normas existem no ordenamento jurídico brasileiro?
- O que foi o dogma da completude?
- Qual o ordenamento jurídico?
- Qual a origem do ordenamento jurídico brasileiro?
- Qual a pertinência do ordenamento jurídico?
- Quais são os valores fundamentais do ordenamento jurídico?

Porque o ordenamento jurídico é um sistema?
Nele, diz-se que “um ordenamento jurídico constitui um sistema porque nele não podem existir normas incompatíveis. Nessa acepção, “sistema” equivale à validade do princípio que exclui a incompatibilidade das normas” (BOBBIO, 2011, p. 86).
Quais as espécies de normas existem no ordenamento jurídico brasileiro?
Existem, assim, dois tipos principais de norma:
- normas de conduta, que regulamentam as ações – o fazer ou não fazer;
- normas de estrutura, que regem o modo pelo qual se emanam normas de condutas válidas.
O que foi o dogma da completude?
Existem juristas que seguem o dogma da completude, que consiste em um código uma vez promulgado não tem lacunas, uma corrente que foi contra o dogma da completude foi o do direito livre, que defendia que o direito promulgado estava cheio de lacunas, e que por isso deveria se confiar no poder criativo do juiz e buscar ...
Qual o ordenamento jurídico?
- O ordenamento jurídico é o sistema de normas (regras ou princípios) que se relacionam de uma forma hierarquizada em um estado. Organiza as lacunas e antinomias das leis, estabelecendo a ordem que o direito deve seguir em relação às normas estabelecidas.
Qual a origem do ordenamento jurídico brasileiro?
- No caso do ordenamento jurídico brasileiro, este tem origem na tradição romano-germânica. Isto é, na tradição civilista – que se opõe à tradição da Common Law. Desse modo, reúne todas as leis, emendas, decretos e espécies de norma, todas em consonância com a norma fundamental, qual seja a Constituição Federal de 1988.
Qual a pertinência do ordenamento jurídico?
- Ou seja, se pertence a um ordenamento jurídico e foi posta por autoridade competente pelas vias corretas. Assim, a pertinência é estabelecida de grau em grau, de poder em poder, até a norma fundamental. As normas do ordenamento jurídico servem, desse modo, ao propósito de regulamentar a conduta das pessoas.
Quais são os valores fundamentais do ordenamento jurídico?
- Para Gisela Ramos, os princípios são normas que expressam os valores fundamentais do ordenamento jurídico. Já as regras são entendidas como uma concretização dos princípios. Essa autora diferencia norma de regra jurídica. A norma é uma mais geral, mais ampla, enquanto a regra é mais específica.