Como calcular o resultado de equivalência patrimonial?
Índice
- Como calcular o resultado de equivalência patrimonial?
- Como funciona o método de equivalência patrimonial?
- O que é equivalência patrimonial exemplo?
- O que é equivalência patrimonial no balanço?
- O que é resultado positivo de equivalência patrimonial?
- Quando se utiliza o MEP?
- Que tipos de investimentos devem ser avaliados obrigatoriamente pelo método da equivalência patrimonial?
- Qual é o mecanismo de avaliação inicial de investimentos pelo método de equivalência patrimonial?
- Quando fazer a equivalência patrimonial?
- Qual a importância da equivalência patrimonial?
- Qual é a equivalência patrimonial?
- Como resolver o problema de equivalência patrimonial?
- Como avaliar a equivalência patrimonial de uma empresa?
- Como responder às perguntas sobre equivalência patrimonial e investimentos?

Como calcular o resultado de equivalência patrimonial?
Como é o cálculo da equivalência patrimonial? Para realizar o cálculo da equivalência patrimonial, deve-se considerar o valor que será investido ao final de cada exercício conforme a aplicação da porcentagem da parte investidora no capital social.
Como funciona o método de equivalência patrimonial?
A equivalência patrimonial é o método que consiste em atualizar o valor contábil do investimento ao valor equivalente à participação societária da sociedade investidora no patrimônio líquido da sociedade investida, e no reconhecimento dos seus efeitos na demonstração do resultado do exercício.
O que é equivalência patrimonial exemplo?
Entendendo melhor o método de equivalência patrimonial Para os princípios contábeis, a riqueza real de uma empresa é avaliada pelo seu patrimônio líquido. Por exemplo: se uma organização detém 30% do capital de outro negócio, podemos dizer que a primeira possui 30% do patrimônio líquido da segunda.
O que é equivalência patrimonial no balanço?
A equivalência patrimonial nos permite verificar os reais valores, atualizados, do patrimônio líquido de uma organização, que pode ser maior ou menor, de acordo com seus investimentos.
O que é resultado positivo de equivalência patrimonial?
Se houver aumento do investimento, será considerado como “Receita de Equivalência Patrimonial” ou “Resultado Positivo de Equivalência patrimonial”. A receita é livre de apuração do PIS, do IRPJ, da CSLL e da COFINS. ... Quanto a este caso, é indedutível na apuração da CSLL e do IRPJ.
Quando se utiliza o MEP?
São aplicados em grupos de empresas ou quando uma instituição tem grande participação na sociedade. As empresas que são tributadas pelo lucro real devem seguir o MEP, a fim de avaliar melhor os seus investimentos.
Que tipos de investimentos devem ser avaliados obrigatoriamente pelo método da equivalência patrimonial?
Deverão ser avaliados pela equivalência patrimonial os investimentos relevantes: Nas sociedades coligadas (são aquelas que têm participação maior do que 20% do capital da investida ou têm influência na sua administração); Em sociedades controladas (em que a participação é igual ou maior a 50% do capital da investida);
Qual é o mecanismo de avaliação inicial de investimentos pelo método de equivalência patrimonial?
O Método de Equivalência Patrimonial (MEP) consiste na atualização dos valores dos investimentos feitos em coligadas ou em controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum, com base na variação ocorrida no Patrimônio Líquido das sociedades.
Quando fazer a equivalência patrimonial?
Logo, a equivalência patrimonial é obrigatória para: Sociedades controladas; Sociedades coligadas das quais a sociedade investidora tenha pelo menos 20% do capital social; Sociedades coligadas nas quais o investidor tem influência em decisões administrativas.
Qual a importância da equivalência patrimonial?
A equivalência patrimonial é obrigatória em algumas situações e modalidades de empreendimentos, sendo uma ferramenta destinada a realizar o balanço das empresas. Assim, o método oferece dados precisos tanto para empreendedores quanto para investidores.
Qual é a equivalência patrimonial?
- A equivalência patrimonial é um método que consiste em atualizar o valor da participação que ocorre quando uma sociedade investe em outra sociedade. Conforme a sociedade investida realiza as suas atividades, o seu capital vai se alterando, sendo que a proporção do investimento feito pela primeira sociedade deve se manter.
Como resolver o problema de equivalência patrimonial?
- Equivalência Patrimonial, investimentos e lucros. Para resolver o problema citado acima, quando empresas precisavam registrar o valor contábil exato de seus investimentos, foi desenvolvido o método de equivalência patrimonial, o qual parte do princípio de atualização do valor contábil dos investimentos.
Como avaliar a equivalência patrimonial de uma empresa?
- A avaliação da proporção investida pode ser feita pelo Patrimônio Líquido da empresa investida, também conhecido como Método de Equivalência Patrimonial (MEP). O método faz parte das rotinas contábeis de uma sociedade mas a equivalência patrimonial também pode ser obrigatória por meio de lei para determinadas empresas.
Como responder às perguntas sobre equivalência patrimonial e investimentos?
- Para responder essas e outras perguntas vamos ao artigo de hoje. Equivalência Patrimonial, investimentos e lucros.