adplus-dvertising

Como a obsolescência programada afeta a destruição do meio ambiente?

Índice

Como a obsolescência programada afeta a destruição do meio ambiente?

Como a obsolescência programada afeta a destruição do meio ambiente?

Constatou-se que a obsolescência programada efetivamente causa danos ao meio ambiente e que o desenvolvimento e o consumo sustentável, aliado à mudança comportamental por parte do consumidor, com a educação ambiental, são alternativas para a redução da produção de lixo eletrônico e da degradação do meio ambiente.

Quais são os tipos de obsolescência programada?

  • Dois tipos básicos de obsolescência programada foram definidos. Na obsolescência técnica, o equipamento é projetado para ter uma curta duração. A obsolescência percebida manipula a mente do consumidor através da publicidade, de forma que considera objetos obsoletos porque não estão na moda.

Qual é a obsolescência técnica do produto?

  • Tal caso é representativo da obsolescência técnica, quando as condições de uso do produto obrigam uma nova compra. Além desse tipo, existe também a obsolescência psicológica, quando o consumidor, mesmo tendo um produto em bom estado de conservação, resolve comprar um novo e descartar o antigo. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os exemplos de obsolescência planejada?

  • Exemplos. Existem inúmeros exemplos de obsolescência planejada em todo o mundo. Aqui apresentaremos alguns dos mais emblemáticos: Meias de nylon (caso Dupont) A indústria de fibra de nylon conseguiu incorporar grandes avanços tecnológicos durante os anos 40 do século XX.

Qual é a obsolescência de um novo carro?

  • Uma delas é a obsolescência percebida: o consumidor considera o produto que tem em casa “velho” porque novos modelos são lançados a toda hora. Você notou que, mesmo no início de 2015, já era possível comprar um carro versão 2016? Isso desvaloriza modelos anteriores e estimula a troca, mesmo que o veículo de 2015 ainda funcione bem

Postagens relacionadas: