adplus-dvertising

Em qual das alternativas verificamos um caso de objeto direto preposicionado?

Índice

Em qual das alternativas verificamos um caso de objeto direto preposicionado?

Em qual das alternativas verificamos um caso de objeto direto preposicionado?

Questão: Em qual alternativa verificamos um caso de objeto direto preposicionado? Resposta: letra c.

Qual é o objeto direto?

  • O Objeto Direto é um Termo Integrante das orações, o qual vincula-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Diretos de maneira direta, sem a mediação de preposição. O Objeto Indireto vincula-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos por meio de uma Preposição.

Como o objeto direto pode ser representado?

  • O objeto direto pode ser representado por: A vizinha abandonou o gato. Não esperava um não. Vou fazer o quanto puder. Não suporto mais isto! Deixei-a na escola e fui trabalhar. Explique-nos, já! Leia Pronomes oblíquos e Pronome oblíquo átono. O objeto direto pode, ainda, ser representado por uma oração subordinada substantiva.

Quais são os exemplos de objeto direto e indireto?

  • Confira abaixo exemplos de objeto direto e indireto: As crianças receberam elogios de seus pais. “As crianças” é o sujeito. “Receber” é considerado verbo transitivo direto e indireto por apresentar dois complementos: “elogios” ( objeto direto) e “de seus pais” ( objeto indireto). “Elogios” é um objeto direto por completar o sentido do verbo sem ...

Por que a preposição é obrigatória?

  • Nesses casos, a preposição pode ter apenas uma função enfática ou ser obrigatória – seja para evitar ambiguidade, seja porque o objeto direto é um pronome pessoal oblíquo tônico. Para reconhecermos um objeto direto preposicionado, basta isolarmos o verbo e verificarmos se ele é realmente transitivo direto.

Postagens relacionadas: