adplus-dvertising

Quais são os fatores que contribuem para a obesidade infantil?

Índice

Quais são os fatores que contribuem para a obesidade infantil?

Quais são os fatores que contribuem para a obesidade infantil?

Diversos fatores podem causar obesidade infantil. Entre as mais comuns estão fatores genéticos, má alimentação, sedentarismo ou uma combinação desses fatores. Além disso, a obesidade em crianças também pode ser decorrente de alguma condição médica, como doenças hormonais ou uso de medicamentos a base de corticoides.

O que é sobrepeso infantil?

A obesidade infantil é caracterizada por um excesso de gordura corporal em crianças de até 12 anos, sendo considerado sobrepeso quando o peso da criança está, no mínimo, 15% acima do peso de referência para a sua idade.

Qual a prevalência de sobrepeso e obesidade infantil no Brasil?

As notificações do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, de 2019, revelam que 16,33% das crianças brasileiras entre cinco e dez anos estão com sobrepeso; 9,38% com obesidade; e 5,22% com obesidade grave.

Quais os fatores para obesidade?

A obesidade decorre da interação entre fatores genéticos, culturais e familiares. Pode-se ganhar peso fácil com hábitos alimentares errados, inclinação genética, vida sedentária, distúrbios psicológicos, problemas familiares. Contudo, é possível reduzir essas influências mudando a cultura alimentar.

Qual os alimentos que causam obesidade infantil?

Aos seis meses de idade, a criança passa a comer alimentos sólidos, além do leite materno. A introdução de comidas inapropriadas na dieta é uma das causas da obesidade infantil. Geralmente, são itens altamente calóricos e pouco nutritivos, em detrimento de frutas, verduras, grãos e carnes.

Qual o panorama da obesidade infantil no Brasil?

No Brasil, uma a cada três crianças (cerca de 14,4 milhões) estão com sobrepeso ou obesidade. Se a realidade não mudar, o país caminha para se tornar, em dez anos, o quinto em número de crianças afetadas pela obesidade.

O que é a obesidade infantil?

  • O que é a obesidade infantil? De acordo com o médico-nutricionista Fábio Ancona Lopez, vice-presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, a obesidade infantil já atinge cerca de 10 por cento das crianças brasileiras.

Qual o tratamento adequado para a obesidade infantil?

  • Há várias opções de tratamento para a obesidade infantil e o sobrepeso. Quanto maior o grau de excesso de peso, maior a gravidade da doença. As crianças devem ser abordadas individualmente e conforme a idade, uma vez que cada uma pode apresentar diferentes fatores que aumentam seu risco para obesidade.

Como calcular a obesidade infantil?

  • Temos um guia que ajuda a calculá-lo. Os quilos extras podem ter consequências para as crianças até a sua vida adulta, mesmo que a obesidade seja revertida nesse período. Doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto são algumas consequências da obesidade infantil não tratada.

Como a obesidade infantil atinge 10 por cento das crianças brasileiras?

  • A obesidade já atinge 10 por cento das crianças brasileiras, A obesidade infantil aumentou cinco vezes nos últimos 20 anos no Brasil, acusa a nutricionista Sylvia Elisabeth Sanner, de São Paulo.

Postagens relacionadas: