O que é fecho na redação oficial?
Índice
- O que é fecho na redação oficial?
- Quais são os princípios da redação oficial?
- Que aspectos da comunicação devem ser observados na redação oficial?
- Qual a diferença entre clareza e objetividade?
- Quando usar o fecho Atenciosamente?
- Quais são as comunicações oficiais?
- Quais são os procedimentos da redação oficial?
- Quais são os princípios da redação oficial?
- Qual a redação oficial da República?
- Como funciona o Manual de Redação Oficial?

O que é fecho na redação oficial?
O fecho é a sinalização de que a correspondência terminou. A 3ª Edição do Manual de Redação da Presidência da República (BRASIL, 2018) estabeleceu o emprego de somente dois fechos para todas as modalidades de comunicação oficial: Respeitosamente: Para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República.
Quais são os princípios da redação oficial?
REDAÇÃO OFICIAL. É todo ato normativo e toda comunicação do Poder Público. Deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
Que aspectos da comunicação devem ser observados na redação oficial?
A redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Que aspectos da comunicação devem ser observados na redação oficial? A clareza, objetividade e concisão, para que todo leitor entenda a comunicação.
Qual a diferença entre clareza e objetividade?
Objetividade é característica de uma pessoa direta e clareza refere-se a expressão clara de compreender.
Quando usar o fecho Atenciosamente?
A expressão "atenciosamente" deve ser empregada para pessoas que ocupem cargos de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior. Já "respeitosamente" deve ser utilizada quando o destinatário da comunicação ocupa um cargo de hierarquia superior em relação a quem emite a comunicação.
Quais são as comunicações oficiais?
A comunicação oficial é aquela emitida por diferentes setores do Serviço Público e recebida por ele mesmo ou pelo público. É caracterizada pela formalidade, clareza, concisão, uniformidade, impessoalidade e pelo uso do padrão culto de linguagem.
Quais são os procedimentos da redação oficial?
- Outros procedimentos rotineiros também fazem parte da redação de comunicações oficiais, como as formas de tratamento e de cortesia, certos clichês de redação, a estrutura dos expedientes etc. 1. PECULIARIDADES DA REDAÇÃO OFICIAL 1.1. Impessoalidade A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade.
Quais são os princípios da redação oficial?
- Agora que entendeu o contexto dos termos, vamos à explicação das normas técnicas de redação oficial. São quatro os princípios que regem a comunicação oficial: impessoalidade, nível de linguagem, formalidade/padronização e concisão.
Qual a redação oficial da República?
- Já a redação oficial é um conjunto de normas utilizadas pelo Poder Público para redigir seus documentos — tanto os internos quanto os externos —, de forma que a mensagem seja compreendida por todos os cidadãos. Essas normas podem ser encontradas em um documento, o Manual de Redação da Presidência da República.
Como funciona o Manual de Redação Oficial?
- Apesar dessa alteração não estar presente no novo Manual da Redação, ela é válida desde a sua publicação, que se deu em . Como forma de revisar o Manual de Redação Oficial, fizemos um resumo contendo os principais aspectos do Manual.