O que é ácido lático no corpo?
Índice
- O que é ácido lático no corpo?
- Como é produzido o ácido lático nos músculos?
- O que causa o ácido lático?
- Porque o ácido lático causa a fadiga muscular?
- Quais os benefícios do ácido lático?
- Por que o ácido lático pode se acumular nos músculos?
- Qual a função do ácido lático no organismo?
- Será que o ácido láctico é responsável pela dor muscular?
- Qual é a produção de ácido lático em excesso?

O que é ácido lático no corpo?
O ácido lático é um subproduto do metabolismo anaeróbio, no qual o corpo produz energia sem usar oxigênio.
Como é produzido o ácido lático nos músculos?
Quando uma pessoa realiza esforço físico, seu organismo "queima" a glicose que está armazenada no corpo, juntamente com o oxigênio proveniente da respiração. Essa reação produz energia. Se o exercício estiver além do que a pessoa está condicionada, o organismo queimará a glicose sozinha e produzirá ácido lático.
O que causa o ácido lático?
O lactato é um sub produto do metabolismo muscular, produzido pelo próprio organismo humano durante a realização de exercícios físicos. Daí quando exercitamos demais, produzimos lactato demais… Essa “dor muscular” tem como uma das causas esse excesso! O lactato e ácido lático possuem função e estruturas diferentes!
Porque o ácido lático causa a fadiga muscular?
A maioria dos efeitos do ácido láctico no desenvolvimento da fadiga muscular resulta do aumento da concentração de íons H+ e conseqüente diminuição do pH, decorrente da rápida dissociação do ácido láctico.
Quais os benefícios do ácido lático?
O ácido lático é conhecido por ser multiuso, proporcionando diversos benefícios. Dos cabelos a pele. Um dos principais benefícios é a propriedade umectante, que proporciona à pele uma maior retenção de água, contribuindo de forma significativa na hidratação da pele, rejuvenescimento e clareador.
Por que o ácido lático pode se acumular nos músculos?
- Durante a realização de atividades físicas intensas, como um treino aeróbico HIIT por exemplo, o ácido lático pode se acumular nos músculos e na corrente sanguínea. E é aí que as cãibras e a sensação de queimação durante exercícios de repetição surgem.
Qual a função do ácido lático no organismo?
- Assim, quando praticamos atividades intensas, como a corrida, há o acúmulo dessa substância nos músculos, o que pode causar cãibras musculares e outros problemas. Vamos então entender qual é a real função do ácido lático no organismo e, além disso, falar um pouco sobre sua aplicação na estética.
Será que o ácido láctico é responsável pela dor muscular?
- O ácido láctico normalmente é acusado erroneamente de ser o responsável pela dor muscular que surge de 1 a 3 dias depois de um exercício duro. Porém, novas pesquisas demonstram que o ácido láctico (que opera como fonte de combustível temporária durante atividades físicas intensas) some do sistema dentro de uma hora após o final dos exercícios.
Qual é a produção de ácido lático em excesso?
- A produção de ácido lático em excesso é, na verdade, um mecanismo natural de defesa do corpo, que dá um sinal de que seu corpo está extremamente desgastado pelo esforço e evita que você se desgaste ainda mais.