O que é o índice de CPOD?
Índice
- O que é o índice de CPOD?
- Como se calcula o índice de CPOD?
- Quanto ao índice CPO-D é correto afirmar?
- Como calcular CPI odontologia?
- O que é o índice ceo D CPO D e qual a sua utilidade nos levantamentos epidemiológicos?
- O que significa CPO D e ceo D para que servem?
- Qual a diferença entre o CPOD e os índices simplificados?
- Quais são os valores do CPOD?
- Qual a estrutura de outros índices?
- Como são identificados os índices temporários?

O que é o índice de CPOD?
O índice CPOD, formulado por Klein e Palmer, em 1937, é usado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para avaliar a prevalência da cárie dentária em diversos países. A sigla CPO tem origem nas palavras "cariados", "perdidos" e "obturados", e o D indica que a unidade de medida é o dente 20,21.
Como se calcula o índice de CPOD?
Para o cálculo, deve-se quantificar o número total de dentes permanentes cariados, perdidos e obturados e dividir pelo número de indivíduos examinados (geralmente aos 12 anos).
Quanto ao índice CPO-D é correto afirmar?
CPO-D. Quando a unidade de medida é o dente temos o índice CPO-D, ou seja, Dentes 'Cariados, Perdidos e Obturados. Ainda que a denominação mais correta, neste último caso seja "Restaurado", para efeitos do índice se mantém a inicial "O" como uma concessão à sua melhor sonoridade.
Como calcular CPI odontologia?
O Índice Periodontal Comunitário (IPC) foi obtido por meio da sondagem do sulco gengival ou bolsa periodontal de seis pontos, em cada um dos 10 dentes-índice (17, 16, 11, 26, 27, 37, 36, 31, 46 e 47), sendo que o IPC permite avaliar a condição periodon-tal quanto à higidez, sangramento e presença de cálculo ou bolsa.
O que é o índice ceo D CPO D e qual a sua utilidade nos levantamentos epidemiológicos?
Resumos. INTRODUÇÃO: Os índices mais utilizados para medir a freqüência da cárie dentária em populações são o CPO-D, para dentes permanentes, e o ceo-d, para dentes temporários.
O que significa CPO D e ceo D para que servem?
INTRODUÇÃO: Os índices mais utilizados para medir a freqüência da cárie dentária em populações são o CPO-D, para dentes permanentes, e o ceo-d, para dentes temporários.
Qual a diferença entre o CPOD e os índices simplificados?
- RESULTADOS: A correlação entre o índice CPOD e os índices simplificados variou de 0,82 a 0,95 (p<0,05). Não foram observadas diferenças significantes (p>0,05) entre as médias do índice CPOD com o índice simplificado "CPO em 2 Hemiarcos" nas prevalências estudadas, o que não ocorreu com o "CPO em 6 dentes".
Quais são os valores do CPOD?
- A análise é feito com o seguinte cálculo matemático: Número de índice cpo em indivíduos de 12 anos dividido pelo número total de indivíduos de 12 anos. Os resultados da divisão confirmam os graus de prevalência e de severidade da saúde pública. Os valores do cpod variam de acordo com a seguinte classificação:
Qual a estrutura de outros índices?
- Atualmente, a estruturação de outros índices está sendo discutida na literatura. Para o cálculo, deve-se quantificar o número total de dentes permanentes cariados, perdidos e obturados e dividir pelo número de indivíduos examinados (geralmente aos 12 anos).
Como são identificados os índices temporários?
- Para a dentição temporária os índices são identificados com minúsculas, denominando-se respectivamente ceo-d e ceo-s.