Como diagnosticar transtorno depressivo?
Índice
- Como diagnosticar transtorno depressivo?
- O que significa CID 32?
- Como identificar pessoas com depressão?
- Qual o conceito do transtorno misto ansioso e depressivo?
- Qual o tratamento adequado para o transtorno misto ansioso?
- Quem define os transtornos ansiosos?
- Como se manifesta o misto ansioso e depressivo?

Como diagnosticar transtorno depressivo?
Para o diagnóstico de "Transtorno Depressivo Maior", de acordo com o DSM-IV, basta que a pessoa apresente "humor deprimido ou perda de interesse ou prazer, durante um período de duas semanas", mais quatro sintomas de uma lista de nove (ou mais três sintomas, se os dois primeiros estiverem presentes).
O que significa CID 32?
Transtorno caracterizado pela ocorrência repetida de episódios depressivos correspondentes à descrição de um episódio depressivo (F32. -) na ausência de todo antecedente de episódios independentes de exaltação de humor e de aumento de energia (mania).
Como identificar pessoas com depressão?
13 Sintomas de depressão
- Humor triste, ansioso ou “vazio” persistente;
- Sentimentos de desesperança, luto ou pessimismo.
- Irritabilidade.
- Sentimentos de culpa, inutilidade ou desamparo.
- Perda de interesse ou prazer pela vida, hobbies e atividades.
- Diminuição da energia ou fadiga.
- Mover ou falar mais devagar.
Qual o conceito do transtorno misto ansioso e depressivo?
- O transtorno misto ansioso e depressivo tem gerado grande polêmica em relação ao seu conceito, que não foi adotado por todas as classificações de diagnósticos existentes.
Qual o tratamento adequado para o transtorno misto ansioso?
- Dentre os antidepressivos, os serotoninérgicos (por exemplo, a fluoxetina) podem ser muito eficazes no tratamento do transtorno misto ansioso e depressivo. De qualquer maneira, o tratamento de escolha para esse tipo de patologia é a psicoterapia cognitivo-comportamental.
Quem define os transtornos ansiosos?
- O DATASUS (Departamento de Informática do SUS) define como “Outros transtornos ansiosos” aqueles identificados pela “presença da manifestações ansiosas que não são desencadeadas exclusivamente pela exposição a uma situação determinada.
Como se manifesta o misto ansioso e depressivo?
- No transtorno misto ansioso e depressivo estão presentes sintomas de ansiedade e depressão, mas nenhum deles predomina claramente nem apresenta intensidade suficiente para justificar um diagnóstico separado. Esse transtorno se manifesta por meio de uma mistura de sintomas relativamente leves.