Qual a função do zero vivo?
Índice
- Qual a função do zero vivo?
- O que é e qual o objetivo do zero vivo nos sinais de transmissão?
- Qual a importância de termos um zero vivo no range de um instrumento?
- Como calcular range e span?
- Qual o motivo para que a maior parte dos sinais de transmissão comece com um valor maior que zero?
- Como calcular o zero vivo?
- O que significa fé em instrumentação?

Qual a função do zero vivo?
O sinal 4-20mA possui o chamado “zero vivo”, ou seja, o valor em 4mA representa o sistema em funcionamento como se fosse o valor mínimo (zero). No padrão 0-20mA, como o mínimo do sistema é 0mA, a ocorrência de uma falha no instrumento seria interpretada pelo sistema com um o valor mínimo de operação.
O que é e qual o objetivo do zero vivo nos sinais de transmissão?
O “zero vivo” utilizado quando adotamos o valor mínimo de 4 mA, oferece a vantagem também de podermos detectar uma avaria (rompimento dos fios), que provocará a queda do sinal, quando o mesmo estiver em seu valor mínimo.
Qual a importância de termos um zero vivo no range de um instrumento?
Isso se dá pelo zero vivo, ou seja, quando adotamos um nível mínimo 4 mA( usando 4 a 20mA como exemplo) temos a garantia que não temos um rompimento da transmissão, o que não seria possível se o mínimo do range fosse 0.
Como calcular range e span?
Span (Range Calibrado): A faixa de trabalho onde é feito a calibração é conhecida como span, por exemplo, de 5 mmH2O, onde o span é de 700-5 mmH2O. O Span é igual a URL – LRL.
Qual o motivo para que a maior parte dos sinais de transmissão comece com um valor maior que zero?
Os sinais de transmissão analógica normalmente começam em um valor acima do zero para termos uma segurança em caso de rompimento do meio de comunicação. O gás mais utilizado para transmissão é o ar comprimido, sendo também o NITROGÊNIO e em casos específicos o GÁS NATURAL (PETROBRAS).
Como calcular o zero vivo?
Ex: cálculo de "zero vivo"! 20x(20/100) = 4 mA; 15 x(20/100) = 3 PSI; 50x(20/100) = 10mA.
O que significa fé em instrumentação?
FE – Elemento primário de vazão (“flow element”); FG – Visores de vazão (“flow-glass”); FCV – Válvula auto-operada por vazão; FY – Relé de relação (conversão).