adplus-dvertising

O que a legislação diz sobre o uso do xaxim?

Índice

O que a legislação diz sobre o uso do xaxim?

O que a legislação diz sobre o uso do xaxim?

Uma delas é a lei n. ° 11.754, de 1. ° de julho de 2004, que proíbe a industrialização e comercialização de produtos e artefatos provenientes, direta ou indiretamente, da extração do xaxim.

Qual é a utilização do xaxim?

O xaxim é muito utilizado por paisagistas por sua beleza única e também por servir de substrato para outras epífitas como bromélias, orquídeas e outras samambaias. Em razão da intensa exploração comercial, a samambaiaçu está sumindo do ambiente natural e corre risco de extinção.

Quando o xaxim foi proibido?

*Para proteger essa espécie ameaçada de extinção, o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), criou a resolução n. 278 em 11, que determina em seu Artigo 1 a proibição do corte e exploração da Dicksonia sellowiana , popularmente conhecida como Xaxim.

Quais são os problemas acarretados pelo uso do xaxim?

O uso do Xaxim ocasiona problemas relacionados ao desmatamento ambiental. Sabe-se que o Xaxim que conhecemos pode ser definido como sendo derivado do caule de uma planta nativa da mata atlântica, chamada de samambaiaçu.

Porque foi proibido vender xaxim?

Isso porque, além da exploração desenfreada, ao retirar a planta de seu habitat natural e plantar em lugares inadequados, ela morre rapidamente, diminuindo a população da espécie e aumentando o risco de seu desaparecimento. Em 2001 o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) proibiu a extração e exploração do xaxim.

Postagens relacionadas: