O que é o valor em Marx?

O que é o valor em Marx?
O valor está ligado aos fatores necessários para a sua produção (matérias primas, máquinas e trabalho). Marx utiliza, em sua teorização, as distinções de valor de uso e valor de troca inicialmente concebidas por Adam Smith.
Como se mede o valor de uma mercadoria?
Para calcular preço de venda de um produto a lógica é bem simples, deve-se somar os custos diretos e indiretos e aplicar a margem de lucro desejada. Lembrando que com a margem de lucro deve ser pensado na percepção de valor para o cliente e a importância da mercadoria para o consumidor.
O que determina o valor de troca de uma mercadoria?
O valor de troca, assim, representa a quantidade de trabalho necessária para produzir um produto qualquer. Quanto maior a quantidade de trabalho necessário, maior o valor; quanto menor o trabalho necessário, menor o valor.
O que é valor de troca para Karl Marx?
Para o marxismo, valor de troca é medido pelo tempo de trabalho socialmente necessário, ou seja, o tempo padrão, para produzir uma mercadoria, o que possibilitará a troca por exemplo, de uma mesa por um travesseiro (diferentes quanto ao seu valor de uso) desde que o tempo de trabalho social desses produtos tenha sido o ...
Qual o valor de uso de uma mercadoria?
- O valor de uso de uma mercadoria, segundo Marx, é determinado de acordo com a utilidade relacionada às suas propriedades físicas; e seu valor de troca varia no tempo e espaço. Ouvir ...
Qual é a mercadoria?
- Assim, mercadoria é qualquer tipo de produto que esteja em condição de ser comprado ou vendido. Mercadoria diz respeito a algo que se encontra num mercado.
Qual o valor de troca de uma mercadoria?
- Filosofia. O valor de uso de uma mercadoria, segundo Marx, é determinado de acordo com a utilidade relacionada às suas propriedades físicas; e seu valor de troca varia no tempo e espaço. Ouvir: Valor de uso x Valor de troca em relação às mercadorias em Marx. 0:00.
Qual a natureza de uma mercadoria?
- Algumas mercadorias não são criadas pelo trabalho humano, mas requerem trabalho para se tornarem úteis para o Homem (ex.: recursos naturais), e é daí que deriva a sua natureza de mercadoria e o seu valor . Diversas coisas podem ser transformadas em mercadoria.