O que é um seguro de garantia?
Índice
- O que é um seguro de garantia?
- Como o seguro garante contra riscos?
- O que é seguro de risco nomeado?
- O que é seguro de riscos financeiros?
- Quem é o beneficiário do Seguro Garantia?
- Quais são as obrigações do tomador do seguro?
- Como assumir o papel de tomador do seguro?
- Como pode o tomador do seguro ser segurado?
- Quem é o segurador do seguro?

O que é um seguro de garantia?
Criado a partir da lei 11.382/06, a Apólice de Seguro Garantia é baseada no contrato firmado, sendo as partes do contrato de garantia o Tomador (contratado), Segurado (contratante) e a Seguradora onde esta garante indenização financeira ao segurado caso o tomador descumpra suas obrigações.
Como o seguro garante contra riscos?
O seguro garante a indenização, até o valor fixado na apólice, dos prejuízos causados pelo tomador ao segurado, em razão do descumprimento das obrigações contratuais vinculadas às retenções de pagamentos. ... Depois da conclusão da última etapa, o contratado tem devolução integral da parte de pagamento retida.
O que é seguro de risco nomeado?
Com o seguro de Riscos Nomeados, o cliente escolhe as coberturas que pretende contratar, dessa forma somente os riscos descritos na apólice estão cobertos. Já no seguro de Riscos Operacionais, estarão cobertos todos os riscos a que o segurado está sujeito, exceto aqueles que foram excluídos nas condições do seguro.
O que é seguro de riscos financeiros?
O seguro contra riscos financeiros é uma solução de proteção para empresários, executivos e profissionais autônomos, que garante a defesa judicial e o reembolso de prejuízos financeiros.
Quem é o beneficiário do Seguro Garantia?
A seguradora emite a apólice em nome do segurado (contratante), que é o beneficiário. Quem compra um bem, financia a realização de uma obra ou solicita a prestação de um serviço não pode contratar o seguro garantia.
Quais são as obrigações do tomador do seguro?
- Quais são as obrigações do tomador do seguro? Ao assinar o contrato, o tomador do seguro passa a ser responsável por todas as comunicações à seguradora. Assim, em caso de acidente, é ao tomador do seguro que cabe a obrigação de participar o sinistro à seguradora (independentemente de quem mais puder ter estado envolvido nele).
Como assumir o papel de tomador do seguro?
- Assumir o papel de tomador do seguro é assumir a responsabilidade contratual perante a seguradora. A assinatura que vai no contrato é a do tomador, por isso é sobre ele que recaem todas as obrigações e direitos contemplados no documento.
Como pode o tomador do seguro ser segurado?
- O tomador do seguro assina o contrato, mas pode não ser para se proteger a si. Pode, por exemplo, o tomador do seguro assinar o documento para proteger um filho – e, nesse caso, o filho é que assume o lugar de segurado. Por outro lado, também pode o tomador do seguro ser, ao mesmo tempo, o segurado.
Quem é o segurador do seguro?
- O segurador é a figura que compensa o tomador do seguro pela perda ou dano do bem segurado, cobrando, para isso, um prémio de seguro. O tomador do seguro assina o contrato, mas pode não ser para se proteger a si.