O que é um trítono na música?

O que é um trítono na música?
O trítono é o único intervalo capaz de dividir uma oitava (a famosa sequência 'dó, ré, mi etc.”) em duas partes exatamente iguais do ponto de vista matemático. E ele também pode ser dividido ao meio mais uma vez: dois trítonos sobrepostos formam um acorde chamado diminuto.
O que é o som do diabo?
É o trítono, um som pra lá de dissonante obtido quando determinadas notas são tocadas simultaneamente. ... O apelido “som do diabo” nasceu ainda na Idade Média, quando ele foi proibido pela Igreja, que considerava maligna a sua sonoridade desarmônica.
Como fazer o trítono?
Trítono é o intervalo de três tons inteiros entre duas notas. Ou seja, quando tocamos simultaneamente duas notas que possuem três tons de distância entre si, estamos tocando um trítono. Um exemplo de trítono está entre as notas Fá e Si.
O que é trítono teclado?
Trítono é o intervalo entre duas notas, formado por três tons completos. O próprio nome já diz isso: Tri = Três. Tono = Tons.
Qual acorde dominante de lá maior?
Exemplo. Estamos tocando uma música na tonalidade de Lá maior. Tônica = A (Lá maior). Dominante = E (Mi maior), mais precisamente E7.
O que pode ser considerado um som dissonante?
Qualquer nota que não se enquadre na harmonia prevalecente é considerada dissonante. ... A interação sutil entre os diversos níveis de dissonância e resolução é vital para se entender a linguagem tonal e harmônica de cada período.
Qual o papel do trítono na música tonal?
O trítono causa sensação de tensão, motivo que o faz ser muito explorado pelos compositores quando querem gerar esta sensação naqueles que ouvem a música. O acorde que na escala maior diatônica possui o trítono é gerado a partir da quinta nota da escala.