Para que serve o tutoramento de plantas?
Índice
- Para que serve o tutoramento de plantas?
- Quando fazer o tutoramento?
- Qual o principal método de tutoramento das plantas de tomate?
- O que é tutoramento de uma muda quais materiais podemos utilizar para realizar esse tutoramento?
- O que é e qual a finalidade de Desbrotar é capar as plantas?
- Quando devemos realizar o Desbrote de ramos de tomateiro por quê?

Para que serve o tutoramento de plantas?
Agência de Informação Embrapa Tutoramento. Recomenda-se o uso de um tutor (pequeno poste de madeira), que servirá para conduzir o caule da planta verticalmente, evitando a ação danosa dos ventos na instalação da muda.
Quando fazer o tutoramento?
O Tutoramento é uma prática essencial na produção de tomates de mesa, quando as plantas têm crescimento indeterminado, favorecendo a circulação de ar entre as plantas, evitando a infestação de fungos, reduzindo o stress, aumentando a produtividade da planta e sanidade dos frutos.
Qual o principal método de tutoramento das plantas de tomate?
O tutoramento mais freqüentemente utilizado pelos agricultores brasileiros é o método tradicional ou "V" invertido (MAKISHIMA; MIRANDA, 1992; FONTES; SILVA, 2002).
O que é tutoramento de uma muda quais materiais podemos utilizar para realizar esse tutoramento?
Para o tutoramento da planta podemos utilizar bambu ou madeira. Para amarrar a planta ao tutor devemos utilizar, preferencialmente, materiais elásticos e fazê-lo na forma do “oito” deitado, assim evitamos o estrangulamento da muda.
O que é e qual a finalidade de Desbrotar é capar as plantas?
O objetivo da desbrota é criar um ótimo equilíbrio entre o crescimento vegetativo e a produção de frutos2, podendo resultar em um aumento do tamanho do fruto e favorecer a arquitetura da planta.
Quando devemos realizar o Desbrote de ramos de tomateiro por quê?
1,3 As plantas devem ser desbrotadas quando estão secas (livre de umidade nas superfícies das plantas) para minimizar a propagação de doenças foliares, como as manchas bacterianas. Figura 2. Os chupões grandes devem ser removidos com faca ou tesoura afiada para evitar o rasgo dos tecidos.