Como é formado o trígono da bexiga?
Índice
- Como é formado o trígono da bexiga?
- Em que região topográfica se encontra o trígono vesical de um quadrúpede quando se encontra com a vesícula urinária vazia?
- O que é responsável por provocar a urina da bexiga para fora do corpo durante a micção?
- Qual a diferença entre bexiga urinária e uretra?
- Por que as veias drenam a bexiga urinária?
- Quais são as fibras da bexiga urinária?
- Qual o revestimento interno da bexiga urinária?

Como é formado o trígono da bexiga?
Quando a bexiga está cheia, sua superfície interna fica lisa. Uma área triangular na superfície posterior da bexiga não exibe rugas. Esta área é chamada trígono da bexiga e é sempre lisa. Este trígono é limitado por três vértices: os pontos de entrada dos dois ureteres e o ponto de saída da uretra.
Em que região topográfica se encontra o trígono vesical de um quadrúpede quando se encontra com a vesícula urinária vazia?
Quando a bexiga está vazia, localiza-se inteiramente na pelve menor, mas quando se distende, expande-se anterossuperiormente na cavidade abdominal.
O que é responsável por provocar a urina da bexiga para fora do corpo durante a micção?
O deslocamento da urina dos rins para a bexiga é um processo lento e gradual, que ocorre por meio de gotejamento. Ao fim desse processo, a bexiga está cheia e os receptores localizados na parte externa dela mandam um estímulo ao cérebro para que se inicie a micção, ou seja, a expulsão da urina para fora do organismo.
Qual a diferença entre bexiga urinária e uretra?
- Bexiga Urinária e Uretra. Caracteriza-se como uma víscera oca com tem fortes paredes musculares. Varia em tamanho, formato, posição e relações de acordo com seu conteúdo e com o estado das vísceras adjacentes.
Por que as veias drenam a bexiga urinária?
- As veias que drenam a bexiga urinária correspondem às artérias e são tributárias das veias ilíacas internas. Nos homens, o plexo venoso vesical é contínuo com o plexo venoso prostático. O plexo venoso vesical é a rede venosa que tem associação mais direta à própria bexiga urinária.
Quais são as fibras da bexiga urinária?
- As paredes da bexiga urinária são formadas principalmente pelo músculo detrusor. Em direção ao colo da bexiga masculina, as fibras musculares formam o músculo esfíncter interno da uretra involuntário. Algumas fibras seguem radialmente e ajudam na abertura do óstio interno da uretra.
Qual o revestimento interno da bexiga urinária?
- O revestimento interno da bexiga urinária é uma membrana mucosa do epitélio de transição que é contínua com a dos ureteres. Quando a bexiga está vazia, a mucosa tem numerosas dobras chamadas rugas. A ruga e o epitélio de transição permitem que a bexiga se expanda à medida que se enche.