O que é tutoramento de tomate?

O que é tutoramento de tomate?
O tutoramento consiste na condução dos tomateiros. Ele é de grande importância, porque influência a produção e a qualidade dos frutos. Além de diminuir a mão de obra, permite melhor ventilação entre as plantas, favorecendo a sanidade, entre outras vantagens. O meio de tutoramento mais comum é o fitilho.
O que é tutoramento de uma muda?
É a utilização de um suporte – de madeira, taquara, bambu ou metal – que serve para conduzir verticalmente a muda de videira. Esse suporte é preso na estrutura do sistema de sustentação da videira e, à medida que a muda cresce, esta é conduzida junto do tutor, com sucessivos amarrios.
Quais os tipos de tutoramento?
- Tutoramento tipo cerca cruzada. ...
- Tutoramento com estacas individuais na vertical. ...
- Tutoramento meia estaca para cultivares de crescimento determinado. ...
- Crescimento determinado.
Qual é a cultura de tomate?
O tomateiro é uma cultura de estação quente, sendo muito sensível à geada em qualquer estágio de crescimento. ... No entanto, com a introdução de variedades modernas, o cultivo de tomate está se tornando cada vez mais comum em condições tropicais de alta temperatura.
Como fazer amontoa em tomate?
Amontoa: consiste basicamente em chegar terra no colo (pé) da planta, com o objetivo de aumentar o sistema radicular e com isso a capacidade de absorver nutrientes das plantas. Deve ser realizado 15 a 20 dias após o transplantio, já tendo sido feita a primeira adubação de base.
Para que serve o tutoramento da muda?
Agência de Informação Embrapa Tutoramento. Recomenda-se o uso de um tutor (pequeno poste de madeira), que servirá para conduzir o caule da planta verticalmente, evitando a ação danosa dos ventos na instalação da muda.
Como amarrar mudas?
Deve-se amarrar a muda ao tutor com uma fita de borracha ou sisal em forma de "8 deitado". Essa forma de adesão sustenta a muda, evita o contato direto entre a muda o tutor, além de permitir o crescimento em diâmetro, sem provocar o estrangulamento do caule.
Quais os tipos de tratos culturais?
Tratos culturais são todos os processos feitos para que as plantas se desenvolvam melhor. Alguns dos mais conhecidos são a adubação, a rega e o controle de pragas, mas existem vários outros que fazem a diferença para colher frutos mais produtivos e com qualidade.