adplus-dvertising

Quais os tipos de traumatismo dentário?

Índice

Quais os tipos de traumatismo dentário?

Quais os tipos de traumatismo dentário?

Bibliografia Selecionada
ClassificaçãoConceito
ConcussãoTraumatismo de pequena intensidade sobre os tecidos de sustentação dentária, sem alterar a posição ou provocar mobilidade dentária.
SubluxaçãoTraumatismo de intensidade moderada nos tecidos de sustentação, que determina mobilidade dentária sem mudança de posição.

O que causa trauma no dente?

Causas mais comuns do traumatismo dentário: As principais causas dos traumas nos dentes são colisões que acontecem de forma acidental, quedas, acidentes em práticas esportivas, estresse, desordem e maus tratos.

Qual a melhor solução para colocar o dente após o trauma?

- aplicar gelo no local do trauma, protegendo a pele do contato direto com o frio; - coletar o dente avulsionado ou a coroa quebrada e acondicioná-lo em local adequado; - dirigir-se a ao consultório odontológico mais próximo o mais rápido possível.

Como prevenir o trauma dental?

Portanto, recomenda-se o acompanhamento clínico e radiográfico até a troca dos dentes. O objetivo é manter os dentes de leite na boca, em boas condições, até a troca da dentição. Da mesma maneira, traumas em dentes permanentes podem causar alterações anos após o acidente.

Qual a classificação dos traumas dentários?

  • Conhecer a classificação, as características e as condutas dos traumas dentários auxilia no encaminhamento e orientação que deve ser dada aos pais das crianças traumatizadas. Trazemos esses dados logo a seguir (6,7,12). Características: perda parcial de esmalte ou perda parcial de esmalte e dentina

Como prevenir os traumas dentários?

  • Alguns cuidados podem auxiliar na prevenção dos traumas dentários, como: Ensine seus filhos a cuidarem bem de seus próprios dentes e dos amiguinhos enquanto brincam, evitando bater na boca com objetos pesados;

Como ocorrem os traumatismos na dentição decídua?

  • Os traumatismos na dentição decídua ocorrem na idade pré-escolar. Nesta fase, as características comportamentais, como a curiosidade e a inquietação, levam a criança a explorar os ambientes; como não possui coordenação motora suficiente para evitar quedas e promover a autoproteção, a ocorrência de lesões é alta (3).

Como é o diagnóstico e o tratamento de traumas dentoalveolares?

  • O diagnóstico e o planejamento do tratamento nos casos de traumas dentoalveolares em crianças e adolescentes são feito por meio de uma avaliação clínica detalhada dos tecidos envolvidos no traumatismo desde, dentes a mucosa gengival e periodontal. Ainda, exame radiográfico para avaliar a extensão do acometimento de ambas as dentições.

Postagens relacionadas: