adplus-dvertising

Quais os tipos de traumatismo raquimedular?

Índice

Quais os tipos de traumatismo raquimedular?

Quais os tipos de traumatismo raquimedular?

Definição. A história do trauma raquimedular pode ser dividido em agudo ou crônico e também em primário ou secundário. Tanto o primário quanto o secundário podem ter fases agudas e crônicas.

Qual tratamento para o trauma raquimedular?

1) Metilprednisolona - Esta medicação administrada nas primeiras oito horas após o traumatismo é a primeira a demonstrar melhora significativa na recuperação em humanos. Três ensaios clínicos foram conduzidos para estudar de forma padronizada a ação da metilprednisolona em pacientes com traumatismo raquimedular.

O que é traumatismo Raqui-medular e como pode ser classificado?

Entende-se por traumatismo raquimedular (TRM) lesão de qualquer causa externa na coluna vertebral, incluindo ou não a medula ou as raízes nervosas, em qualquer dos seus segmentos (cervical, dorsal, lombossacro). Frequentemente está associado a trauma cranioencefálico ou politrauma.

Quais os exames utilizados para diagnosticar um trauma raquimedular?

Tomografia Computadorizada A tomografia é uma excelente aliada no diagnóstico do trauma Raquimedular sendo um exame complementar porém presente em todos os casos desse tipo de trauma por ter uma melhor visualização das estruturas ósseas e permitir a visualização em diferentes planos (axial, sagital e coronal).

Quando ocorrem os traumatismos?

  • A maior parte dos traumatismos acontece em indivíduos jovens entre 15 e 30 anos, sendo que os homens são de três a quatro vezes mais atingidos do que as mulheres. O TRM pode ser aberto ou fechado, quando há ou não exposição óssea, e segmentar ou multisegmentar, quando atinge um nível (uma ou duas vértebras) ou vários níveis.

Por que o traumatismo pode ocorrer durante um acidente de trânsito?

  • O traumatismo pode ocorrer durante uma queda ou um acidente de trânsito, por exemplo, que são situações que devem ser assistidas imediatamente de forma a evitar o agravamento da lesão.

Qual o tratamento cirúrgico dos TRM?

  • O tratamento cirúrgico dos TRM é bastante específico, onde cada lesão necessita de um procedimento diferenciado. Atualmente apesar de todos os avanços da medicina, o tratamento cirúrgico se limita à tentativa de restauração da anatomia óssea da coluna vertebral, evitando a compressão do tecido nervoso.

Como ocorrem os traumatismos na região cervical?

  • Na verdade, cerca de 70% dos traumatismos ocorrem na região cervical, seguidos das regiões torácica (15%), tóraco-lombar (10%), lombar (4%) e sacra (1%). O lado mais triste das estatísticas se refere à faixa etária mais acometida por esse problema.

Postagens relacionadas: