Para que serve o tratamento de efluentes?
Índice
- Para que serve o tratamento de efluentes?
- Como deve ser feito o tratamento de efluentes?
- O que uma empresa ganha com o tratamento de resíduos e efluentes?
- Quais tipos de tratamento existem para tratar um efluente líquido?
- Quais são os tratamentos secundários de efluentes?
- Quais são os métodos de tratamento de efluentes?
- Qual a próxima etapa de tratamento do efluente?
- Como é o tratamento biológico de efluentes?

Para que serve o tratamento de efluentes?
O tratamento biológico de esgotos e efluentes industriais tem o objetivo de remover a matéria orgânica dissolvida e em suspensão ao transformá-la em sólidos sedimentáveis (flocos biológicos) e gases. Basicamente, o tratamento biológico reproduz os fenômenos que ocorrem na natureza, mas em menor tempo.
Como deve ser feito o tratamento de efluentes?
Os processos biológicos de tratamento de efluentes basicamente realizam a remoção de matéria orgânica dissolvida, flutuante ou em suspensão no líquido a ser tratado. O tratamento deverá retirar o potencial contaminante do efluente, ou seja, matéria orgânica e carga bacteriana que possa afetar os corpos d'água.
O que uma empresa ganha com o tratamento de resíduos e efluentes?
Por meio de um tratamento adequado, que pode ser realizado com o auxílio de empresas especializadas, as organizações otimizam as operações e podem prever os processos por períodos pré estabelecidos. Por meio de técnicas, equipamentos e sistemas apropriados, há a otimização das operações e minimização de custos.
Quais tipos de tratamento existem para tratar um efluente líquido?
Em efluentes com substâncias ou coloides insolúveis em água, os processos físicos mais utilizados são: decantação, filtração ou separação centrífuga. Além disso, são empregadas grades, filtros ou até mesmo membranas de filtração.
Quais são os tratamentos secundários de efluentes?
- Os tratamentos secundários de efluentes são usados para retirar a matéria orgânica por meio do aceleramento da biodegradação que ocorre naturalmente nos corpos receptores. Conforme visto no texto Tipos de tratamento de efluentes, existem vários tipos de tratamentos de águas poluídas por efluentes provenientes dos esgotos domésticos, ...
Quais são os métodos de tratamento de efluentes?
- Existe uma grande variedade de métodos de tratamento de efluentes a nível secundário, e os mais comuns são: * Lagoas de estabilização: São locais onde se realiza o tratamento dos efluentes por métodos químicos e biológicos a fim de reter a matéria orgânica e gerar água de qualidade.
Qual a próxima etapa de tratamento do efluente?
- Depois de passar por um ou mais desses processos, o efluente normalmente vai para a terceira etapa de tratamento, dependendo do tipo de poluentes que existem na água. Para saber mais sobre essa próxima etapa, leia o texto Tratamentos terciários de efluentes. Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico?
Como é o tratamento biológico de efluentes?
- O tratamento biológico de efluentes é um processo que parece simples na superfície, pois utiliza processos naturais para ajudar na decomposição de substâncias orgânicas, mas, na verdade, é um processo complexo, não totalmente compreendido na interseção entre biologia e bioquímica.