Como é feito o tratamento com iodo radioativo?
Índice
- Como é feito o tratamento com iodo radioativo?
- Quais os cuidados após a iodoterapia?
- Qual o valor da iodo terapia?
- O que pode comer depois da iodoterapia?
- Como é produzido o iodo 131?
- Como é o quarto da iodoterapia?
- Quem faz iodoterapia pode amamentar?
- Qual o preparo para a iodoterapia?
- Por que a iodoterapia é indicada para câncer de tireóide?
- Como realizar o tratamento com iodo radioativo?
- Como o iodo pode ser utilizado no tratamento da tireoide?

Como é feito o tratamento com iodo radioativo?
Também conhecido como iodo-131, o tratamento consiste na toma de uma cápsula de iodo radioativo por via oral. No tratamento de hipertiroidismo a dose de iodo-131 é menor do que nos casos de cancro. Nestes últimos, o tratamento implica o internamento da pessoa por um período de 2 a 3 dias.
Quais os cuidados após a iodoterapia?
Cuidados depois da iodoterapia
- Permanecer num quarto em isolamento por cerca de 8 dias do uso do iodo radioativo, conforme orientação do médico. ...
- Tomar bastante água para produzir mais urina, o que ajuda a eliminar a radioatividade do corpo;
Qual o valor da iodo terapia?
– 30 mCi para ablação de restos tireoidianos; – 100 mCi para ablação de grandes remanescentes; – 1 mCi para terapia adjuvante, em pacientes com moderado a alto risco; – 1 mCi para tratamento de metástases à distância e doença residual.
O que pode comer depois da iodoterapia?
Continue com alimentação pobre em iodo por mais 3 dias após o tratamento. Tome bastante líquido (pelo menos 3 litros) e urine várias vezes durante os primeiros 3 dias. Chupar balas azedas pode prevenir danos às glândulas salivares. Essa prática só é recomendável após 24 horas do tratamento.
Como é produzido o iodo 131?
Sua produção no IPEN é realizada utilizando um reator nuclear a partir da reação indireta: 130Te – 131mTe – 131Te – 131I, onde são irradiados alvos contendo Te. Pode também ser produzido via produto de fissão de urânio-235, onde, o urânio-235 irradiado produz cerca de 300 elementos diferentes, entre eles o iodo-131.
Como é o quarto da iodoterapia?
O quarto terapêutico possui paredes blindadas com concreto especial, porta de chumbo, piso impermeável, dois leitos, televisor, wc exclusivo e decoração humanizada. O concreto e o chumbo, utilizados na estrutura do quarto, evitam que o radiofármaco seja irradiado a terceiros.
Quem faz iodoterapia pode amamentar?
Não amamentar após a iodoterapia. Evite contato íntimo por 7 dias. Lavar suas roupas e talheres de forma separada por 7 dias.
Qual o preparo para a iodoterapia?
- O preparo para a iodoterapia inclui a suspensão dos anti-tireoidianos (5 dias), nos casos de pacientes com hipertireoidismo por nódulo ou nódulos hiperfuncionates; ou suspensão do hormônio tireoidiano (30 dias) para casos de pacientes com câncer de tireoide. Outras recomendações dos médicos que devem ser seguidas no preparo para a iodoterapia são:
Por que a iodoterapia é indicada para câncer de tireóide?
- A iodoterapia está indicada especificamente para um subgrupo com determinadas características dentro do grupo de pacientes diagnosticados com os chamados tumores bem diferenciados da tireoide, isto é, os carcinomas papilíferos e os carcinomas foliculares com indícios de maior risco de agressividade.
Como realizar o tratamento com iodo radioativo?
- Para a realização de tratamento com iodo radioativo, são necessários alguns cuidados, antes do procedimento, que incluem:
Como o iodo pode ser utilizado no tratamento da tireoide?
- Nesse sentido, o iodo pode ser utilizado no tratamento de diversos problemas na tireoide, como hipertireoidismo, algumas doenças nodulares e o câncer de tireoide. Especificamente no caso do carcinoma da tireoide, o método mais utilizado é a iodoterapia.