adplus-dvertising

O que é o trabalho da força resultante?

Índice

O que é o trabalho da força resultante?

O que é o trabalho da força resultante?

O trabalho da força resultante que atua sobre um corpo em um intervalo de tempo qualquer é igual à variação de sua energia cinética naquele intervalo de tempo. ... Após um determinado instante, atuará nesse corpo uma força resultante de intensidade constante e paralela à velocidade inicial.

Qual é o trabalho total realizado sobre o corpo ou seja qual é o trabalho da força resultante?

O teorema do trabalho e energia cinética é muito importante para a área da mecânica. De acordo com esse teorema, o trabalho que é realizado sobre um corpo é numericamente igual à variação da energia cinética desse corpo.

O que é um trabalho de uma força?

Uma força realiza trabalho positivo se possui uma componente vetorial no mesmo sentido do deslocamento, e realiza trabalho negativo quando possui uma componente vetorial no sentido oposto. A força possui um trabalho nulo quando NÃO possuir uma componente vetorial na direção do deslocamento.

Qual é o valor do trabalho realizado pela força resultante?

Enunciado: O trabalho realizado pela força resultante que atua sobre um corpo é igual a variação da energia cinética do corpo.

Qual é o trabalho realizado por essa força?

Em Física, portanto, definimos o trabalho realizado por uma força como sendo o produto da força pelo deslocamento. Como a força e o deslocamento são grandezas vetoriais, o trabalho é definido como sendo o produto escalar da força pelo deslocamento.

Qual o trabalho realizado por esta força?

  • Qual o trabalho realizado por esta força? Podemos considerar sempre este caso, onde aparece o cosseno do ângulo, já que quando a força é paralela ao deslocamento, seu ângulo é 0° e cos0°=1, isto pode ajudar a entender porque quando a força é contrária ao deslocamento o trabalho é negativo, já que:

Qual a força resultante do sistema de forças?

  • A força resultante ( Fr) de um sistema de forças consiste no efeito produzido por uma força única capaz de produzir um efeito equivalente ao das várias forças aplicadas ao corpo. A força resultante de um sistema de duas ou mais forças pode determinar-se graficamente pela adição dos vetores força (adição vetorial).

Como calcular o trabalho de uma força constante?

  • No item anterior, para calcular o trabalho de uma força constante, utilizamos a equação T = F · d · cos θ. No entanto, existe outra maneira de calcular esse trabalho, utilizando, para isso, o método gráfico. A seguir, temos o gráfico de uma força F constante em função do deslocamento produzido.

Como calcular o trabalho de uma força variável?

  • O trabalho de uma força variável pode ser calculado a partir de um gráfico que relacione a força com o deslocamento sofrido pelo corpo. Nesse caso, o módulo do trabalho realizado é numericamente igual à área abaixo da curva. Observe: A área do gráfico de Fxd representa o módulo do trabalho realizado.

Postagens relacionadas: