Qual o valor do teste do pezinho ampliado?
Índice
- Qual o valor do teste do pezinho ampliado?
- Quais são as doenças detectadas no teste do pezinho ampliado?
- Quem deve fazer o teste do pezinho ampliado?
- Como fazer o teste do pezinho ampliado?
- Quanto custa teste do pezinho particular?
- Como é feito o teste do pezinho?
- Que doenças podem ser detectadas através do teste do pezinho ampliado?
- Quais são as principais doenças do pezinho?
- Quais as desvantagens do teste ampliado?

Qual o valor do teste do pezinho ampliado?
O custo do teste mais completo é maior, em média 450 reais, e, por isso, ter um diagnóstico amplo e, assim, mais segurança em relação à saúde do bebê acaba sendo uma condição restrita às famílias que podem fazer o investimento financeiro.
Quais são as doenças detectadas no teste do pezinho ampliado?
O exame, feito por meio da coleta de gotas de sangue dos pés de recém-nascidos, atualmente engloba apenas seis doenças. As seis doenças abrangidas atualmente são: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.
Quem deve fazer o teste do pezinho ampliado?
Teste do pezinho ampliado
- hipotireoidismo congênito;
- fenilcetonúria e outras hiperfenilalaninemias;
- anemia falciforme e diversas hemoglobinopatias;
- fibrose cística;
- hiperplasia congênita da suprarrenal;
- deficiência de biotinidase;
- hipotireoidismo congênito e deficiência de TBG (globulina ligadora da tiroxina T4);
Como fazer o teste do pezinho ampliado?
A possibilidade de ser feito um teste do pezinho ampliado deve ser discutida com o obstetra antes do parto e também com o pediatra da maternidade. Se for necessário ele o fará, ou se for a vontade dos pais, podem fazer particular, basta pedir orientação de onde fazer na sua cidade.
Quanto custa teste do pezinho particular?
O teste básico do pezinho é de graça, oferecido pelo SUS, e toda a criança tem direito. Mas o teste do pezinho ampliado deve ser solicitado e pago pelos pais da criança. Em média, os serviços particulares cobram R$ 250 pelo exame detalhado da condição do recém-nascido.
Como é feito o teste do pezinho?
- Feito a partir de gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido, parte do corpo rica em vasos sanguíneos, o teste do pezinho detecta precocemente algumas doenças metabólicas sérias, raras e assintomáticas que, se não tratadas a tempo, podem afetar o desenvolvimento do bebê, levar a sequelas irreversíveis ou até mesmo ao óbito.
Que doenças podem ser detectadas através do teste do pezinho ampliado?
- Atualmente, são mais de 50 doenças que podem ser detectadas através do teste do pezinho ampliado. Se o resultado do teste do pezinho der positivo para uma ou mais doenças que fazem parte do rol, é preciso tirar a prova com um novo teste comprobatório.
Quais são as principais doenças do pezinho?
- O teste do pezinho promove o diagnóstico de diversas doenças, no entanto as principais são hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme e fibrose cística, já que podem trazer complicações para o bebê ainda no primeiro ano de vida caso não sejam identificados e tratadas.
Quais as desvantagens do teste ampliado?
- Quais as desvantagens do Teste do Pezinho ampliado? Embora o teste ampliado tenha expandido o número de doenças que podem ser triadas em recém-nascidos, esse teste também apresenta desvantagens. Uma delas é a possibilidade de resultados “falsos-positivos”.