adplus-dvertising

O que diz o teísmo aberto?

Índice

O que diz o teísmo aberto?

O que diz o teísmo aberto?

O Teísmo Aberto defende que Deus se relaciona intimamente com o homem, em detrimento de sua onisciência que seria prejudicada com a dádiva do livre arbítrio; Deus saberia o futuro, mas não todo o futuro, pois esse futuro ainda não teria existência na presença de Deus, dado o livre arbítrio do homem concedido por Deus.

O que é o ser humano para o teísmo cristão?

O objetivo deste artigo é demonstrar que a pessoa humana é uma grandeza ontológica que tem um fundamento divino. O ser da pessoa está edificado no ser de Deus. A origem do conceito de "pessoa" deu-se em solo teológico-cristão, no contexto das discussões cristológico-trinitárias no século IV.

Qual é a natureza do mundo externo para o teísmo cristão?

O teísmo sustenta a existência de um Deus (oposto ao ateísmo), ser absoluto transcendental (contra o panteísmo), pessoal, vivo, que atua no mundo através de sua providência, mantendo-o (contra o deísmo).

Qual a origem da palavra teísmo?

  • A palavra teísmo se originou a partir do grego théos, que significa literalmente "deus". Assim, o conceito de teísmo é diretamente oposto ao do ateísmo, que não acredita na existência de qualquer tipo de divindade.

Qual a principal característica do teísmo?

  • A principal característica do teísmo é o fortalecimento da ideia de existência de um único Deus, onipresente, onisciente e onipotente, e que transcende todas as coisas existentes no Universo. Consiste numa prática teológica onde são retiradas algumas das principais características de Deus: a onipresença, a onipotência e a onisciência.

Por que o teísmo é uma religião?

  • O teísmo suporta a ideia da existência de um (monoteísmo) ou vários deuses (politeísmo), portanto não é considerado um tipo de religião. Este conceito se limita a classificar apenas aquilo que está relacionado com a existência de deuses.

Qual a diferença entre o deísmo e o teísmo?

  • No entanto, ambos diferem-se pelo fato do deísmo acreditar que essa entidade possa ou não ser Deus. Ao contrário das bases do teísmo, que consiste na tradição e revelação direta das informações dos antepassados, o deísmo se fundamenta na razão, no livre pensamento e nas experiências pessoais.

Postagens relacionadas: