O que é teste do pezinho Plus?
Índice
- O que é teste do pezinho Plus?
- Quais doenças são detectadas no teste do pezinho Plus?
- Qual o valor do teste do pezinho Plus?
- Qual a diferença do teste do pezinho do SUS é particular?
- O que pode ser identificado no teste do pezinho?
- Quais os valores normais para o teste do pezinho?
- Quando deve ser realizado o teste do pezinho?
- Qual a contraindicação para o teste do pezinho?
- Como fazer o teste do pezinho ampliado?
- Por que o teste do pezinho é indolor?

O que é teste do pezinho Plus?
O Teste do Pezinho é um exame laboratorial com o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, que poderão causar lesões irreversíveis no bebê.
Quais doenças são detectadas no teste do pezinho Plus?
Teste do pezinho plus
- hipotireoidismo congênito;
- fenilcetonúria e outras hiperfenilalaninemias;
- anemia falciforme e diversas hemoglobinopatias;
- fibrose cística;
- hiperplasia congênita da suprarrenal;
- deficiência de biotinidase;
- hipotireoidismo congênito e deficiência de TBG (globulina ligadora da tiroxina T4);
Qual o valor do teste do pezinho Plus?
Quanto custa o teste do pezinho ampliado? O teste básico do pezinho é de graça, oferecido pelo SUS, e toda a criança tem direito. Mas o teste do pezinho ampliado deve ser solicitado e pago pelos pais da criança. Em média, os serviços particulares cobram R$ 250 pelo exame detalhado da condição do recém-nascido.
Qual a diferença do teste do pezinho do SUS é particular?
O teste do SUS rastreia apenas seis doenças congênitas, enquanto o da rede particular é mais abrangente e detecta o mal que acomete Theo e outras milhares de crianças”, afirma a jornalista. De acordo com o Ministério da Saúde, considera-se doença rara aquela que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos.
O que pode ser identificado no teste do pezinho?
O teste ajuda a diagnosticar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas capazes de afetar o desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido, mas que não apresentam sintomas detectáveis. Antes do nascimento, o feto está relativamente protegido dos malefícios de uma doença metabólica.
Quais os valores normais para o teste do pezinho?
Valor de referência: até 204 ng/ml. A confirmação da doença requer níveis aumentados de cloreto de sódio no suor (iontoforese) e PCR para Fibrose Cística. O diagnóstico neonatal permite intervenções terapêuticas precoces e o aconselhamento genético dos pais (30,31).
Quando deve ser realizado o teste do pezinho?
- O indicado é que o teste do pezinho seja realizado 48 horas após o nascimento, até o 5º dia de vida do recém-nascido. Caso o teste seja realizado antes, é necessário repeti-lo, para que a precisão nos resultados seja garantida. Além do teste gratuito oferecido pelo SUS, há também exames pagos capazes detectar um número maior de doenças.
Qual a contraindicação para o teste do pezinho?
- TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) Não há contraindicação para a realização do Teste do Pezinho. O Teste do Pezinho Básico é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), podendo ser feito gratuitamente nos hospitais ou em qualquer unidade de saúde. Entretanto, alguns hospitais disponibilizam versões mais completas do teste.
Como fazer o teste do pezinho ampliado?
- O teste do pezinho ampliado é feito com o objetivo de identificar outras doenças que não são tão frequentes, mas que podem acontecer principalmente se a mulher tiver tido alguma alteração ou infecção durante a gravidez. Assim, o teste do pezinho ampliado pode ajudar a identificar:
Por que o teste do pezinho é indolor?
- O furo do teste do pezinho é praticamente indolor. Entretanto, é normal que o bebê chore, por ser uma sensação nova para ele. O calcanhar é uma região cheia de vasos sanguíneos, facilitando coleta do sangue e diminuindo a dor. Uma alternativa ao exame é o teste no braço, pois é tão eficiente quanto o teste do pezinho, porém ainda menos dolorido.