Para que serve o teste Denver II?

Para que serve o teste Denver II?
O Denver II é um valioso instrumento de screening para avaliar o desenvolvimento de crianças do nascimento aos seis anos de idade e monitorar o desenvolvimento em crianças de risco para alterações. Avalia quatro áreas do desenvolvimento: pessoal-social, motora fina adaptativa, linguagem e área motora grossa.
Como é o teste de Denver II?
O Denver II avalia crianças de zero a seis anos de idade e é composto de 125 itens representados por tarefas organizadas em quatro áreas: a conduta "Pessoal-Social" que compreende aspectos da socialização da criança; a conduta "Motor Fino-Adaptativo" que inclui coordenação olho/mão; a do "Motor Grosso" diz respeito ao ...
Como aplicar o teste de Denver II?
Deve ser aplicado individualmente, com média de 20 minutos. Para a aplicação do Denver II, faz-se necessária a utilização do formulário do teste, do manual de treinamento e do kit de estímulos. O formulário possui os itens organizados por área de desenvolvimento.
O que o teste de Denver avalia?
O Denver II é o teste de rastreamento de risco de desenvolvimento infantil mais utilizado no Brasil, sendo empregado também em diversos países 8,9. Este instrumento inclui avaliação de comportamento social e pessoal, linguagem e habilidades motoras preconizadas como típicas do desenvolvimento.
Quem pode aplicar o teste Denver?
Desenvolvido por Frankenburg eI Dodds em 1967, o Teste de Triagem Denver pode ser aplicado pelos profissionais da saúde com administração dos itens diretamente à criança, ou questionados ao responsável.
Como aplicar o método Denver?
O primeiro objetivo é trazer a criança de volta para a interação social, fazer com que observe, imite, interaja mais com outras pessoas. É auxiliar as crianças a usar a própria motivação que elas têm por objetos e por pessoas para o aprendizado de novas habilidades em todas as esferas do desenvolvimento.
Como usar escala de Denver?
Cada tarefa pode receber a seguinte avaliação:
- P (passou) – se o pequeno conseguiu realizar a tarefa;
- F (falhou) – se ele não conseguir cumprir a tarefa;
- C (cuidado) – se o pequeno não conseguir terminar a tarefa, ou se recusa a fazê-la e sua linha de cumprimento cai de 75 a 90%;