O que acontece se romper o tendão de Aquiles?
Índice
- O que acontece se romper o tendão de Aquiles?
- Para que serve o tendão de Aquiles?
- É possível andar com o tendão de Aquiles rompido?
- O que é calcanhar de Aquiles ortopedia?
- Como é feito o tratamento do tendão de Aquiles?
- Qual a tendinite de Aquiles?
- Como aliviar a dor no tendão de Aquiles?
- Qual a origem da dor no tendão?

O que acontece se romper o tendão de Aquiles?
A ruptura do tendão de Aquiles (calcanhar) é uma lesão que afeta a parte de trás da perna e ocorre mais comumente em pessoas que praticam esportes de impacto. A lesão é geralmente seguida por dor extrema e uma incapacidade de utilizar a metade inferior da perna, até mesmo para andar.
Para que serve o tendão de Aquiles?
O tendão calcâneo, popularmente conhecido como tendão de Aquiles, é o maior e mais forte tendão do corpo. Ele conecta os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar e tem papel importante não apenas na marcha, no salto e corrida como também na nossa postura. .
É possível andar com o tendão de Aquiles rompido?
O fisioterapeuta irá pressionar o músculo da 'batata da perna' e se o tendão estiver intacto o pé deverá se movimentar, mas se estiver rompido, não deve haver nenhum movimento.
O que é calcanhar de Aquiles ortopedia?
Fisiopatologia do tendão calcâneo O tendão calcâneo ou tendão de Aquiles é um dos mais importantes e resistentes tendões do corpo. Ele é formado pela união dos músculos gastrocnêmio e sóleo (tríceps sural), com inserção no osso calcâneo.
Como é feito o tratamento do tendão de Aquiles?
- Como é feito o tratamento. O tratamento para a inflamação do tendão de Aquiles geralmente é feito com uso de compressas de gelo no local da dor, durante 20 minutos, de 3 a 4 vezes por dia, repouso das atividades e uso de sapato fechado, confortável e sem salto, como um tênis, por exemplo.
Qual a tendinite de Aquiles?
- A tendinite de Aquiles causa dois grandes sintomas, a rigidez e a dor. Essa última aparece na parte do calcanhar, atrás do pé e da perna, ou na chamada barriga da perna. A dor também costuma surgir gradualmente por dias, a até meses. Ela é agravada com a prática regular de atividades físicas.
Como aliviar a dor no tendão de Aquiles?
- Para aliviar a dor no tendão de Aquiles, a primeira coisa a fazer é diminuir ou interromper as atividades de impacto que pioram a dor, como correr ou saltar, por exemplo. A aplicação de gelo também ajuda a controlar a inflamação e aliviar a dor. A aplicação pode ser feita ao longo do dia, a cada 2 horas, durante 20 minutos.
Qual a origem da dor no tendão?
- Isso faz com que ocorram pequenas lesões microscópicas no tendão, incluindo a deposição de fibrina e uma desorganização das fibras de colágeno que originam a dor, inflamação e a rigidez de movimentos. O médico pode solicitar uma raio X ou ultrassonografia para avaliar a origem da dor e indicar o tratamento adequado.