O que é a Pega do gesso?
Índice
- O que é a Pega do gesso?
- O que influencia no tempo de pega do gesso?
- Como é feito o gesso?
- Como ocorre o endurecimento da cal aérea?
- Porque o meu gesso seca muito rápido?
- O que influencia o tempo de pega do cimento?
- Quais as relações e para que serve a análise tempo de pega?
- Qual o tempo de pega das pastas de gesso?
- Como é produzido o gesso?
- Qual a curva de temperatura do gesso?
- Qual a verificação do gesso reciclado?

O que é a Pega do gesso?
Pega: O gesso misturado com a água – conforme já foi visto anteriormente – começa a endurecer, em razão da formação de uma malha de cristais e, depois do início da pega, ele continua a endurecer como os demais aglomerantes. ... quanto mais água, mais lenta se dá a pega e o endurecimento.
O que influencia no tempo de pega do gesso?
Fatores que influenciam a cinética das reações do gesso Quanto maior a quantidade de água, maior será o tempo necessário para a formação dos cristais de di-hidrato e para a precipitação (início de pega), ou seja, resulta em um aumento no período de indução (NOLHIER, 1986; ANTUNES; JOHN, 2000).
Como é feito o gesso?
O gesso consiste no sulfato de cálcio hemihidratado, com fórmula química CaSO4. 0,5H2O. A produção de gesso natural acontece basicamente em quatro etapas: extração do gipso; preparação para calcinação; calcinação e seleção.
Como ocorre o endurecimento da cal aérea?
Portanto, uma cal aérea é um ligante constituído sobretudo por óxidos de cálcio, CaO ou hidróxidos de cálcio, Ca(OH)2 que endurece lentamente ao ar por reacção com o dióxido de carbono. Em geral não endurece na água pois não possuem propriedades hidráulicas.
Porque o meu gesso seca muito rápido?
Dentre os fatores que podem alterar o tempo de secagem do gesso, podemos notar a influência de adicionar um aditivo na mistura. ... Mas, isso pode variar com a quantidade de água, por exemplo, pois quanto menor a quantidade de água, mais rápido será o tempo de pega.
O que influencia o tempo de pega do cimento?
Fatores que influenciam o tempo de pega 2) A duração da pega varia na razão inversa do grau de moagem. Ou seja, os cimentos moídos muito fino dão início à pega mais rápido e fim de pega mais demorado que os menos finos. 3) A quantidade de água empregada na confecção da pasta.
Quais as relações e para que serve a análise tempo de pega?
Na prática, os tempos de pega referem-se às etapas do processo de endurecimento, solidificação ou enrijecimento do cimento e, em consequência, do concreto. Também são utilizados os termos perda de plasticidade, perda de trabalhabilidade ou ainda cristalização para o entendimento destes tempos.
Qual o tempo de pega das pastas de gesso?
- Nesta pesquisa, foram realizados experimentos simultâneos para a determinação dos tempos de pega das pastas de gesso de fundição, comercial e reciclado, com fatores água/gesso (a/g) de 0,70]
Como é produzido o gesso?
- O gesso pode ser produzido a partir da matéira-prima natural (gipso ou sulfatos naturais) ou de sulfatos de cálcio oriundo de resíduos industriais. 12 Matéria-prima Matéria-prima 13
Qual a curva de temperatura do gesso?
- Para Clifton (1973) o mecanismo de hidratação do gesso obedece a teoria da cristalização (dissolução-precipitação), com liberação de calor. A curva de temperatura apresenta uma forma sigmoidal no gráfico Tempo x Temperatura.
Qual a verificação do gesso reciclado?
- A introdução do gesso reciclado no processo de produção, torna necessária a verificação do desempenho destas pastas em relação ao gesso natural.