adplus-dvertising

O que é que é feito o cordão umbilical?

Índice

O que é que é feito o cordão umbilical?

O que é que é feito o cordão umbilical?

O cordão umbilical conecta o bebê a placenta. Ele sai do abdômen (do nosso umbigo) e se conecta no meio da placenta, tendo aproximadamente 50 a 70 cm de comprimento.

Onde está ligado o cordão umbilical?

O feto está ligado pelo cordão umbilical à placenta, o órgão que desenvolve e implanta no útero da mãe durante a gravidez. Através dos vasos sanguíneos do cordão umbilical, o feto recebe todo o apoio de oxigênio, nutrição e vida necessário da mãe por meio da placenta.

Como se forma a placenta e o cordão umbilical?

Durante o desenvolvimento embrionário, não há penetração de vasos sangüíneos comunicantes da mãe em direção ao feto, e muito menos do feto em direção à mãe. As trocas de substâncias são mediadas pelo cordão umbilical, constituídos por duas artérias e uma veia.

Qual a cor do cordão umbilical?

Nas primeiras horas de vida do bebê, o coto umbilical tem aspecto gelatinoso, amolecido e de cor branca-azulada. Depois, com o processo de ressecamento, o coto torna-se gradativamente escuro e seco.

O que deve ser feito com o cordão umbilical depois do parto?

O sangue do cordão é coletado somente após o cordão umbilical ser clampeado e cortado e o bebê ser entregue ao pediatra. Já para as células do tecido do cordão, basta recolher o maior segmento do cordão umbilical que seria descartado e o colocar em um frasco especial.

Quando começa a formar o cordão umbilical?

Por volta da quarta semana de gestação, o cordão umbilical começa a se formar. Duas semanas depois, já é possível identificá-lo. Essa estrutura tem a função de transportar oxigênio e nutrientes entre o bebê e a placenta.

Quantas artérias e veias têm o cordão umbilical?

No cordão umbilical normal existem duas artérias e uma veia.

Como cortar o cordão umbilical?

  • Como cortar o cordão umbilical. Antes do corte ser feito são colocados dois clampes no cordão umbilical, que são pequenas estruturas fixadoras. Eles são posicionados com uma distância de dez centímetros e, em seguida, o médico realiza o corte entre eles.

Qual a questão relacionada com o cordão umbilical?

  • Outra questão relacionada com o cordão umbilical é a “circular de cordão”, a qual pode desencadear problemas no momento do parto. Um cordão de tamanho normal pode enrolar-se pelo pescoço da criança sem causar, no entanto, nenhum problema ao bebê.

Como funciona o sangue do cordão umbilical?

  • As células-tronco presentes no sangue do cordão umbilical são hematopoéticas, isto é, capazes de diferenciar-se em células sanguíneas. Assim sendo, o sangue do cordão é utilizado para o transplante de medula óssea, sendo indicado no tratamento de leucemia, por exemplo.

Quando ocorre o clampeamento do cordão umbilical?

  • Contudo, estudos demonstram que a maior parte da transferência de sangue do cordão umbilical para o bebê acontece durante os primeiros 60 segundos. Na comunidade médica os profissionais consideram clampeamento tardio quando este é realizado mais de 30 segundos após o nascimento do bebê.

Postagens relacionadas: