Como funciona o teorema de Nyquist?

Como funciona o teorema de Nyquist?
O teorema de amostragem de Nyquist explica a relação entre a taxa de amostragem e a frequência do sinal medido. Esse teorema diz que a taxa de amostragem fs deve ser maior que o dobro da componente de maior frequência que você quer analisar no sinal medido.
O que é o teorema de Nyquist é porque é importante?
Teorema da amostra de Nyquist, ou mais precisamente o teorema de Nyquist-Shannon, é um princípio teórico fundamental que regula o design de sistemas eletrônicos de sinais mistos. A tecnologia moderna como a conhecemos não existiria sem conversão analógica para digital e conversão digital para analógica.
O que o teorema de Nyquist tem a ver com comunicações?
O teorema descreve dois processos em processamento de sinais: um processo de amostragem, no qual um sinal contínuo no tempo é convertido em um sinal de tempo discreto, e um processo de reconstrução, no qual o sinal contínuo original é recuperado do sinal de tempo discreto.
Como calcular a frequência de Nyquist?
→ frequência de amostragem. O número de amostras N da DFT é igual ao número de amostras do sinal de entrada. de Nyquist. Ou seja, na amostra n/2 teremos a frequência de Nyquist caso N seja par.
Qual é a melhor taxa de amostragem Hz?
De acordo com o Teorema de Nyquist, a taxa de amostragem ideal deve ser o dobro da frequência que queira-se registrar. Se você deseja captar a frequência de 20hz, a taxa de amostragem deve ser de 40Khz, basicamente a mesma de um CD.
O que significa frequência de amostragem?
Taxa de amostragem é a quantidade de amostras de um sinal analógico coletadas em uma determinada unidade de tempo, para conversão em um sinal digital. Sendo uma frequência, é comumente medida em Hertz (Hz). Esta taxa de amostragem mínima desejada é chamada frequência de Nyquist. ...